Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Rally da safra

Equipes visitam mais de mil lavouras no país e esperam por safra recorde

A 7º edição do Rally da Safra teve sua largada na manhã desta segunda-feira (25), em Mato Grosso, quando as primeiras equipes que compõe o projeto nacional reuniram-se na sede da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado) para falar sobre o rally e dar início às atividades. Até 22 de março, oito equipes pretendem visitar por volta de 1.500 lavouras pelo país. A expectativa é de uma safra recorde este ano, devido ao clima propício e ao aumento de área plantada.


Fábio Meneghin, líder de uma das equipes que iniciou o rally, explica que o propósito dos mais de 50 mil quilômetros a serem rodados durante o trabalho é avaliar as condições da colheita de soja e milho, fazendo levantamento tanto quantitativo como qualitativo.

Obter informações diversas com os produtores também é um passo muito importante citado pelo integrante do rally. “Coisas como comportamento de preço de fertilizantes, defensivos, expectativa de produção da safra seguinte, comercialização do grão e outros”, exemplifica.

Durante todo o período do rally, quatro equipes visitarão todas as regiões de MT, em duas rotas diferentes. Neste mês de janeiro o objetivo é coletar informações sobre a colheita de soja precoce. Na safra 2008/2009 o evento teve início um pouco mais tarde, mas na atual as condições climáticas de muita chuva, aliadas a condições econômicas, levaram ao plantio mais cedo, no mês de setembro ainda.

“Quase 40% do plantio da soja nesta safra é precoce. Em Mato Grosso o projeto é fazer aproximadamente 200 amostras dessa soja precoce e mais quantidade equivalente posteriormente”, diz o líder de outra equipe, Douglas Nakazone.

Marcelo Duarte, diretor executivo da Aprosoja, ressalta que a produção mato-grossense representa um terço da safra brasileira e 8% da produção de todo o mundo. “Por isso é uma importância muito grande começar esse trabalho do Rally aqui no Estado”.

Mais informações sobre as atividades dos agrônomos e técnicos que compõem o rally podem ser vistos no site www.rallydasafra.com.br. Todo o trabalho pode ser acompanhado também pelo Twitter: www.twitter.com/RallySafra2010.

Leia também:

Rally da Safra 2010 dá a largada em Cuiabá na segunda-feira, dia 25
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet