Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Cidades

oportunidade

Projeto Rondon volta a atuar no Araguaia após 40 anos desativado

Foto: Reprodução

Projeto Rondon volta a atuar no Araguaia após 40 anos desativado

O Projeto Marechal Rondon, que teve um papel importante de integração para a Região Centro-Oeste, está de volta, agora remodelado, após 40 anos de inatividade. Um grupo de universitários de Brasília e de Santa Catarina está supervisionando cursos de capacitação para estudantes e gestores municipais do polo do Araguaia, no município de Aragarças, na divisa de Goiás e Mato Grosso. “O projeto consiste em qualificar os gestores e moradores para que eles possam ajudar no crescimento da comunidade”, destacou a professora da Universidade de Brasília (UnB) Regina Alves.



No século passado, o Projeto Rondon trouxe vários benefícios para o povo da região Centro-Oeste, estreitando o relacionamento com as regiões Sul e Sudeste do país. Todavia, parou em 1967 e voltou transformado em 2005, com um perfil de capacitação através de cursos e oficinas junto à comunidade, deixando o antigo critério assistencialista de lado.

O Projeto Rondon atende a municípios da Bacia Amazônica por intermédio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa, as universidades e as prefeituras. O polo do Araguaia, na cidade de Aragarças, contempla 18 municípios do estado de Goiás. Começou na segunda-feira (24) e vai até a sexta-feira 5 de fevereiro. As oficinas e cursos estão sendo realizados nas escolas municipais de Aragarças.

Acadêmica do curso de Odontologia da UnB, Juliana Fiúza destacou a sua emoção em participar deste projeto, podendo levar um pouco do seu conhecimento às populações mais distantes. No início da semana, ela estava auxiliando no curso de acesso digital para os gestores municipais entrarem nos programas sociais do governo federal, e agora já assumiu outra função na área de Saúde com a comunidade.

Outro grupo seguiu para os municípios de Baliza e Bom Jardim, os quais também estão recebendo o projeto. A jovem Juliana informou que quem quiser mais detalhes sobre o Projeto Rondon e como tê-lo na sua cidade é só acessar o site www.defesa.gov.br/projetorondon .
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet