Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde promove caminhada de conscientização da Hanseníase no Pedregal e Renascer

“Apaixonados pela profissão e pelo ato de doar”. Foi desta maneira que os agentes de saúde do PSF Pedregal I, II e Renascer encontraram para promover a caminhada de conscientização da doença hanseníase, realizada nesta quarta-feira (27). “Muitos pacientes sofrem preconceito e não procuram tratamento da doença”, afirmou a enfermeira Elisabeth Cardoso, durante a caminhada que comemora a Semana Nacional do Hanseniano (24.01).


De acordo com a diretora de Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde, Sylmaire Helena Silva, a iniciativa tem como objetivo informar à população do risco da doença e do tratamento aos pacientes. “A hanseníase tem cura”, enfatizou a diretora.

Em Mato Grosso existem 2.275 casos diagnosticados e na grande Cuiabá já são 267 casos multibacilar adulto e 11 casos infantis. Segundo os estudiosos, a hanseníase é uma doença infecciosa de evolução lenta que transmite através do ar, capaz de causar deformações no corpo e prejudicar membros, deixando seqüelas, se não for tratada precocemente. Os principais sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, dor com formigamento nas pernas ou nos pés, caroço pelo corpo, ausência de dor em caso de queimaduras, cortes nos braços, mãos, pernas e pés e engrossamento do nervo que passa no cotovelo.

A enfermeira Fátima Campos alerta que apesar da doença ter tratamento que dura cerca de 6 a 8 meses a maioria dos pacientes não chegam nem a se submeter aos exames iniciais. “É uma maneira de fazermos um alerta ao risco e principalmente da necessidade de procurar ajuda”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet