Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Operação Presente leva ações de cidadania a população do Dom Aquino

O sucesso da “Operação Presente”, desencadeada nesta sexta-feira (27), no bairro Dom Aquino, pode ser constatado com os corredores da escola estadual Santos Dumont repletos de visitantes das mais variadas faixas etárias. A estimativa do 1º Batalhão da PM, organizador do evento cívico-social, é a de que mais de duas mil pessoas visitem a unidade escolar e tenham acesso a uma série de informações e serviços em distintas áreas, como saúde e educação no trânsito, ambiental, além de serviços médicos, dentários e de apoio à comunidade com emissão de Carteira de Trabalho e de registro de identidade. Quem precisou também pode registrar queixas junto a uma delegacia montada para atendimento ao público em uma das salas da escola.


Seguindo as premissas do policiamento comunitário, a Polícia Militar preparou um grande evento que agrega educação, segurança e prevenção. Polícia Judiciária Civil, Superintendência de Perícia Criminal, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Cuiabá, Ong Comzoo, Cruz Vermelha, Diretoria de Saúde da PM, Núcleo Ambiental da PM, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) Procon, Detran, além de lideranças comunitárias, o artista plástico Walf, participam do evento que será encerrado às 17h de hoje.

O bairro Dom Aquino possui população estimada de 15 mil, no entanto, somados os moradores de áreas que compõem o Grande Dom Aquino (12 bairros, dentre eles o São Mateus, Campo Velho, Praeiro) o número cresce para cerca de 45 mil pessoas. As informações são do presidente do bairro há oito meses, Martinho Reis da Conceição. Questionado sobre as ações, ele frisa que o bairro é carente de eventos sociais e que, sem dúvida, a ação resulta em uma série de benefícios a população. Martinho cita que o bairro possui problemas na área de segurança, mas reconhece que a PM atua com empenho nas operações desencadeadas naquela área.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Jadir Metello Costa, estima que cerca de 50 ocorrências contra o patrimônio tenham sido registradas e duas de crimes contra vida desde janeiro de 2009, mas ratifica que existe um grande empenho em manter a tranqüilidade daquela região. Para isso, explica, são realizadas inúmeras barreiras e abordagens policiais.

“Essa iniciativa é maravilhosa. Nunca havia participado de nenhuma ação desse tipo promovida pela Polícia”, conta à moradora do Dom Aquino, Regiane Aparecida Dias, que há 30 anos mora no bairro.

Do mesmo sentimento compartilha outra moradora da região. A dona de casa Ivety Aparecida Lisboa de Amorim, 47, ela afirma que gostou da iniciativa, mas demonstrou preocupação e interesse na instalação de uma unidade da PM para o bairro. Ivety, assim como outras 30 pessoas, assistiram a um curso de elaboração de detergentes promovido pela Prefeitura de Cuiabá.

“Essa é uma ação que desenvolvemos desde o final de 2008. A aceitação é tamanha que recebo inúmeros pedidos para a realização dessa modalidade de evento. Unimos trabalho policial e comunidade. Somos parceiros”, diz o comandante da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho. Quanto a solicitação para a instalação de uma companhia de policiamento no bairro, ele explicou que irá apresentar um projeto de trabalho na noite de hoje, durante a realização de uma sessão itinerante da Câmara dos Vereadores. O evento terá início às 19h na sede da escola Santos Dumont.

Os serviços médicos oferecidos, na área de ginecologia, pediatria e cardiologia receberam grande procura da população. A dentista PM, Silaine Ferrari, realizou palestras sobre a importância da higiene bucal. Os casos mais graves constatados durante o evento serão, atendidos, no consultório dentário da PM que está instalado na sede do 1º BPM.

Outro estande que recebeu grande visitação foi o montado pelo Núcleo Ambiental do 9º BPM. Em amplo espaço, a garotada pode conhecer mais da flora e fauna mato-grossenses. Estudantes de biologia da Universidade de Cuiabá estiveram presentes e realizaram diversas palestras para garotada. Um dos grandes atrativos da Operação Presente, sem dúvida, ficou por conta da presença de duas pequeninas convidadas, Mirla Maria e Anedine, dois filhotes de cobra jibóia. A apresentação dos animais vivos foi realizada após autorização do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Curiosas, as crianças formavam filas para que pudessem experimentar a sensação de tocar o animal. Enquanto aguardavam, estudavam de maneira espontânea o meio ambiente. Mudas de plantas nativas foram distribuídas pelo Horto Florestal.

A Polícia Judiciária Civil também levou para ação social atendimento ao público. O delegado da Polícia Civil, Bibiano Ferreira Nunes, permaneceu no evento e considerou fundamental a parceria realizada com a comunidade. Ele explica que em um futuro próximo, graças a uma parceria entre Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Rotary, as Bases Comunitárias de Segurança também poderão realizar grandes ações sociais. “Vamos ainda levar cursos profissionalizantes, como de corte e costura, panificação, alvenaria, através do Rotary”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet