Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

Sem mudanças

Mec diz que SiSU está reparado mas estudantes continuam sem acesso

6h: a internauta mato-grossense que está de férias em Recife e prestou o Enem para ingressar na UFMT acorda mais cedo para ao tentar acessar o site SiSU. “Entrei, mas o serviço não estava disponível”.

6h04: o site entra no ar.
6h52: e a internauta ainda não havia conseguido concluir o processo de escolha do curso. “Algumas vezes consegui avançar no passo a passo mas ainda não consegui avançar até o momento de concluir a escolha”.
6h55: “O sistema estava lento, pensei em voltar a dormir, mas tentei mais uma vez. Quando finalmente parecia que tinha concluído o processo, apareceu na tela: “AVISO! – Clique aqui para fechar”.
11h48: sem praia e sem inscrição, a internauta envia denúncia ao Olhar Direto. 

A odisséia foi enviada por uma leitora que até o momento (12h00) ainda não conseguiu efetuar a inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades federais que utilizam a nota do Enem.

Relatos como o dela não faltam para narrar a saga que estudantes têm de se submeter para tentar concluir o processo de escolha do curso e da Universidade por meio do site do Ministério da Educação. 

O procedimento adotado pelo Mec é alvo de críticas fundamentadas, já que além da constante mudança de regras e falta de informação, o sistema eletrônico não suporta os acessos oriundos de todo o país. Ao todo 300 mil pessoas inscreveram-se para o Enem.

Danilo Helmann, que pretendia fazer seu primeiro curso superior, também enfrentou problemas para escolher a faculdade na UFMT. “Eu e minha filha estamos tentando acessar o site para concluir a escolha das vagas mas até agora não conseguimos. Está sempre dando erro, travando. É um absurdo ter que passar por isso”, denuncia.

Diante da enxurrada de reclamações, o Mec informou nesta sexta-feira (29) que a dificuldade encontrada pelos estudantes foi provocada por uma falha técnica na rede do ministério e pela queda da internet.

A indisponibilidade do sistema eletrônico Sisu deveu-se, afirmaram, a dois fatores: falha técnica no equipamento de rede interna, e queda na conexão de internet do ministério, provida pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e pela Rede Nacional de Pesquisa.

Segundo o ministério, o equipamento danificado já havia sido substituído e o sistema normalizado. Entretanto, até o momento estudantes denunciam a falha no sistema.

SiSU

Cerca de 45 mil estudantes já haviam feito a inscrição ontem até às 20h30 desta sexta-feira,. O Sisu suporta até 200 mil acessos. Ao todo, são oferecidas 47,9 mil vagas em 51 instituições.

As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (3), sempre das 6h às 23h59, inclusive no final de semana. As vagas que não forem preenchidas nesse período serão oferecidas depois em duas outras rodadas de seleção.

Para se inscrever, o aluno deve optar por curso, instituição e local onde quer estudar e ainda se quer passar pelo processo seletivo por meio de ações afirmativas ou não. Ele poderá mudar sua escolha ao longo de toda a etapa de inscrição.

No início de cada dia desse período, o Sisu informará ao candidato a nota do último concorrente que, naquele momento, seria selecionado para cada curso --ou seja, a "nota de corte". Dessa forma, ao longo dos dias, o estudante poderá ver se tem chance de passar na instituição que quer e eventualmente mudar sua opção.

Por isso, é recomendável que os alunos acompanhem todos os dias o site para saber se continuam aptos a conseguir a vaga. O resultado do primeiro período de inscrição sai no dia 5 de fevereiro e, entre os dias 8 e 12, o estudante deverá fazer a sua matrícula na própria instituição de ensino --só a minoria aceita matrículas a distância.

As vagas que sobrarem serão oferecidas no dia 15, quando recomeça todo o processo.

Leia também:
Vagas da UFMT foram leiloadas para o país, denuncia coordenador
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet