Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Educação

Estudantes têm dificuldades para acessar sistema do Enem neste sábado

A estudante Sheila Lima tenta se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desde o dia de estreia, nesta sexta-feira (29). Mas até o fim da tarde deste sábado ainda não havia conseguido. "Fiquei ontem [sexta] de 9h até 18h tentando e não consegui me inscrever. Hoje, novamente, estou desde as 9h fazendo tentativas", contou ao G1.


O sistema permite que estudantes se candidatem a cursos de instituições de ensino superior pela internet com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sheila diz que não consegue passar da página que pede a senha. "Informo meus dados mas não carrega. Já aconteceu de o sistema não reconhecer meus dados", conta. Sua prioridade é estudar administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco, que, segundo a estudante, usa o sistema do Enem como vestibular. Sem sucesso ao se inscrever no SiSU terá que desistir de sua opção. "Vou tentar bolsa do ProUni para estudar em outra faculdade".

Jorge Rios conta que sua filha também não consegue fazer inscrição. Assim como Sheila, as tentativas foram muitas ao longo do sábado. "Tentamos de três computadores diferentes. Muitas vezes a página principal do sistema nem entra", conta.

As queixas de internautas, feitas nesta sexta e sábado, são similares: lentidão, dados não reconhecidos, dificuldade para acessar o sistema.

Prorrogação?

Até o início da noite deste sábado o Ministério da Educação (MEC) registrou 180 mil inscrições no sistema. O ministério admitiu que houve problema de lentidão no acesso ao SiSU pela manhã, mas foi solucionado. Mesmo assim, o MEC não descarta a possibilidade de prorrogar o período de inscrições, que terminam no dia 3 para a primeira etapa.

O sistema não chegou a ficar fora do ar, mas ficou lento a ponto de o governo receber mais de 13 mil reclamações. No total, 2,5 milhões de estudantes prestaram o Enem. Eles concorrem a 47,9 mil vagas em 51 instituições de ensino superior.

O MEC avalia desde sexta-feira a evolução no número de matrículas. De acordo com o ministério, os casos de problemas a partir da tarde deste sábado são “exceção e não regra”.

Uma central de atendimento do ministério está disponível entre 6h e 23h59 para tirar dúvidas dos candidatos pelo telefone 0800 616161. O contato também pode ser feito pela internet http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet