Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Variedades

Record inaugura oficina de atores comandada por Roberto Bomtempo

Lembra daquele primeiro dia de aula na faculdade, quando o professor apresentou o curso, passou a bibliografia e lembrou os alunos da beleza da sua profissão? Bom, foi desse jeitinho que o ator, diretor e professor Roberto Bomtempo recebeu a turma inaugural da oficina de atores da Record. Só que com uma importante diferença: para ele, o curso também era novidade. Reivindicação antiga dele, a escolinha finalmente foi lançada, na semana passada, numa sala de 200 metros quadrados no estúdio C do RecNov, central de produção do canal. Passada a apresentação inicial, Bomtempo cobrou disciplina e dedicação.


- Nossos grandes atores, de teatro, televisão e cinema, não tiveram aulas porque, antes, não havia cursos para a profissão. Mas, com a evolução da televisão, passamos a ter e precisamos aproveitar. O ator tem que saber que existem diferentes tipos de luz, por exemplo. Faz parte da técnica do trabalho - diz ele, que completa 25 anos de carreira este ano e tem 21 de magistério no currículo.

Para formar a primeira turma da oficina, Bomtempo passou quatro meses analisando os cadastros da Record e vendo peças de atores desconhecidos. De mil opções, selecionou 200, e, depois, 60. Os 20 nomes finais saíram de um reunião com os diretores da emissora.

Durante os três meses do curso, além de aulas de interpretação, os alunos aprenderão técnica vocal com Claudia Liechavicius, e preparação corporal com Fernanda Guimarães. A equipe conta ainda com o coreógrafo e ator Leandro Baumgratz como assistente de direção.


Com idades entre 18 e 30 anos e formações variadas - há desde modelos iniciantes na profissão até atores com anos de teatro nas costas -, os jovens já sentiram o peso de integrar a primeira turma do projeto. Mas não pareceram intimidados. Pelo contrário, ousaram fazer pequenas intervenções durante a apresentação de Bomtempo no primeiro dia de aula, cobraram espaço para se apresentar e mostraram interesse em começar logo a troca de experiências.

- É bom haver essa expectativa sobre nós. E sabemos que a experiência é nova para todos. Vai ser um período de grande somatório de bagagens e de aprendizado - afirma o paranaense Élder Gattely, ator profissional há nove anos.

Os alunos ganham ainda uma ajuda de custo para participar da oficina e a Record tem prioridade na sua contratação, no caso de haver interesse. Até o fim do ano, a previsão é de que três turmas sejam formadas na nova oficina. A emissora também tem planos, segundo Bomtempo, de de criar aulas para atores já contratados da casa.

E, por falar nos profissionais do canal, Bomtempo garantiu que os alunos farão um bate-papo com pelo menos um diretor-geral, um autor de novela e um ator ou uma atriz até o fim do período letivo para trocar experiências. Mas disse isso antes de receber uma visita surpresa.

- Vim ver o seu sonho, camarada! - disse o ator Paulo Gorgulho, que começou na emissora ao lado de Bomtempo, na novela "Essas mulheres", de 2005.

Antes de sair, ele deixou um conselho aos alunos.

- Mantenham o caráter. Às vezes, é a tábua de salvação - ensinou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet