Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

concurso público

Primeiro dia de prova termina com avaliação positiva

Para quem não acompanhou a coletiva de imprensa que seguiu a desastrosa tentativa de realização do concurso público de Mato Grosso, em 20 de novembro do ano passado, o encontro com jornalistas realizado na tarde deste domingo (31) para divulgação do balanço do primeiro dia da nova etapa do processo seletivo poderia aparentar mais um compromisso oficial convencional.


Entretanto, para quem presenciou o "compromisso" em 2009, foi fácil perceber que os personagens e o cenário da ocasião pareciam completamente diferentes. Ao invés da tensão e das respostas “estamos resolvendo”, o que se viu foi secretários aliviados, prontos para responder questionamentos, e uma alegria peculiar no ambiente.

Conforme traduziu o coronel Maia, chefe da Casa Militar, antes mesmo da coletiva começar, o primeiro dia de provas “ocorreu como esperado, sem nenhum problema de logística, trânsito, nada”. “Foi tudo bem, tudo transcorreu muito bem, tudo certo”, repetia sorridente Maia entre um “boa tarde” e outro.

Com riso e tranqüilidade similares a Maia, Geraldo De Vitto, pouco lembrava aquele secretário de administração que em outrora irritava-se com as perguntas da imprensa.

O motivo da alegria dos organizadores do concurso pode ser explicado pelo balanço do primeiro dia de prova. Dos 75 mil inscritos de nível fundamental, 60 mil compareceram aos locais de prova para tentar preencher as 2 mil vagas disponíveis. A abstinência foi de apenas 19%, índice bem inferior à média de desistência que é de 30%.

De Vitto informou que o gabarito das provas realizadas hoje deverá ser divulgado amanhã e o resultado da seleção em março. "Nos primeiros dias de março deve sair a lista dos aprovados desta etapa. O governo quer e irá chamar os aprovados o mais rápido possível", garantiu o secretário.

De dar gargalhada também o número de ocorrências. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, em todo o estado foram feitos apenas dois registros policiais. Um em Cáceres, de um candidato com problemas no RG e outro em Cuiabá de um candidato que não estava na lista de inscritos. Tudo "tranquilamente resolvido".

Duas ocorrência de saúde também foram feitas na capital. "Nada preocupante", antecipou Diógenes. Uma de um candidato que teve "mal estar súbito" no Icec e outra em uma escola da Coab Nova, classificada como “sangramento”. Os dois candidatos foram encaminhados ao Samu e passam bem, conforme o secretário de Segurança Pública.

Diógenes afirmou que a aproximadamente 1600 policiais militares, 257 civis  e 89 bombeiros estiveram envolvidos no concurso deste domingo.

No fechamento da apresentação do balanço, o coronel Maia deu a receita do "sucesso": "Duzentos servidores trabalharam para que o concurso acontecesse de maneira positiva. Nossa motivação foi dar o melhor, com amor e carinho para os 273 mil cidadãos que querem integrar o Estado". Tratando-se do maior concurso público da história de Mato Grosso é inevitável parafrasear o provérbio "antes tarde do que nunca".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet