Olhar Direto

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

Afirmam prefeitos

"Frota dos municípios estava sucateada"

Com poucos recursos, a maioria dos municípios não detinha de capacidade de investimento na renovação de sua frota de máquinas para conservação e manutenção das vias municipais. Os prefeitos afirmam que os equipamentos existentes estavam sucateados, alguns com mais de 30 anos de uso. O deputado federal Homero Pereira, presente à solenidade de entrega das máquinas aos municípios, em Cuiabá, afirma que o interior de Mato Grosso passará por uma transformação em qualidade das rodovias. “Agora só dependerá dos prefeitos”, disse.


Prefeito de Juruena, Bernardinho Crozetta, com as máquinas, sendo uma motoniveladora, dois caminhões basculantes, uma retroescavadeira, mais uma esteira (oriunda de emenda do deputado federal Homero Pereira) será possível desenvolver a piscicultura nos assentamentos do município e viabilizar utilização de áreas já abertas para grãos em substituição gradual de sua base econômica concentrada na indústria madeireira que absorve quase toda a mão de obra da área urbana. E ainda ajudará a estimular a produção de alimentos na agricultura familiar. O município está localizado na região Noroeste do Estado, a 930 km de Cuiabá. “É um dos melhores projetos já feitos para os municípios”, disse Crozetta.

Com uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e dois caminhões, o prefeito Mauro Heisler afirma irá melhorar, e muito, a qualidade de vida da população de Brasnorte, localizada a 570 km da capital. Heisler cita como exemplo da importância desses equipamentos, a necessidade de manutenção permanente de vias por onde os transportes escolares chegam a percorrer diariamente quase 4 mil quilômetros.

“Essas máquinas vêm para resolver o maior problema dos municípios que são as estradas vicinais, características por sua situação precária, pois a prefeitura não tem recursos para investir em maquinário”, observou.

Essa realidade é bem conhecida pelo gestor de Campo Verde, Dimorvan Brescancim. Ele conta que o parque de maquinário do município está sucateado, e com os seis equipamentos recebidos possibilitará melhorar as ruas municipais por onde transitam pessoas e a logística da produção do município. Campo Verde está a 85 km de Cuiabá.

O gestor de Querência, localizada a 912 km de Cuiabá, Fernando Gorgen, afirma que conservar as estradas municipais é uma das suas maiores dificuldades como gestor. Segundo ele, são mais de 2 mil quilômetros para dar manutenção. E as máquinas vaõ amenizar muito esse trabalho.

O administrador de Colíder, Celso Banazeski, também comemora as seis máquinas mais um ônibus para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Segundo ele, o maquinário criará condições para a prefeitura prestar melhores serviços à população e reduzir o custo deles. Colíder está a 651 km de distância de Cuiabá.

As situações acima são as mesmas vividas pelos prefeitos de Alta Floresta, Maria Izaura; Água Boa, Maurição Tonhá; Carlinda, Orodovaldo de Miranda; Santa Carmem, Alessandro Nicoli; Santa Rita do Trivelato, Roberto Morandini; Peixoto de Azeveto, Sinvaldo Santos; Barra do Bugres, Wilson Francelino; Denise, José Roberto Torres; Nova Olímpia, Francisco Soares; Cotriguaçu, Damião Lima; Aripuanã, Carlos Roberto Torremocha; e de Guarantã do Norte, Mercídio Panosso (Chico Graimpão). Todos participaram do evento em Cuiabá.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet