Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Pesquisadores buscam aproveitar recursos de desertos pelo mundo

Um centro de pesquisa e complexo de reaproveitamento verde chamado projeto Sahara Forest está previsto para começar em 2010 e pode servir como uma fonte de novas tecnologias planejadas para ambientes desérticos.


O projeto "utiliza recursos abundantes como terreno árido, luz do Sol e água do mar para produzir recursos-chave que estão em alta demanda. Por exemplo, a água do mar poderá ser usada para água potável.

A ideia é buscar uma espécie de reposição da vegetação e florestas, que o projeto lembra que estão desaparecendo, enquanto os desertos aumentam em área.

Sahara Foster Project

"Fazenda de energia solar concentrada", parte do complexo verde previsto no projeto Sahara Forest

Trata-se de um "oásis" de energia renovável, nas palavras da revista "National Geographic", cujo site divulgou o projeto no fim de janeiro.

O nome do projeto não significa que será realizado na África; Saara significa "deserto" em árabe, e o centro almeja ser uma versão em pequena escala de complexos verdes que os gerentes do projeto esperam construir em desertos por todo o planeta.

O site do projeto afirma que passava por seu cronograma apresentá-lo na conferência do clima de Copenhague, de dezembro; e em alguns anos obter múltiplos locais para funcionamento.

Os especialistas responsáveis, da Bellona Foundation, Noruega, agora examinam locais áridos na Austrália, Estados Unidos, Oriente Médio e África para iniciar os testes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet