Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

ENDIVIDAMENTO

Pressionado, BNDES se compromete com repactuação de dívidas agrárias

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, se comprometeu a buscar uma solução para o endividamento dos produtores rurais.


Durante reunião com parlamentares e representantes do setor agrícola, realizada hoje, na sede do BNDES, em Brasília, Coutinho disse que vai procurar os bancos públicos e privados e os ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento para encontrar uma equação que melhore as condições para o pagamento das dívidas já contraídas e a reabra novas linhas de crédito aos produtores.

De acordo com o senador Gilberto Goellner (DEM/MT), que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o objetivo do encontro foi colocar o presidente do BNDES a par das limitações que o setor enfrenta. Segundo ele, os produtores estão em dificuldade para pagar os financiamentos para compra de máquinas e equipamentos.

“Além dos equipamentos estarem ficando obsoletos, o valor das parcelas é mais alto do que são cobradas para equipamentos novos”, explicou.

Goellner também pediu a Coutinho que intervenha nos bancos para permitir a reabertura de linhas de crédito. “Hoje o maior problema consiste no fato de que os produtores que já contraíram financiamentos estão impedidos de obter novos empréstimos”, salientou.

De acordo com Ricardo Tomczyc, da Comissão de Endividamento da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), os bancos não fornecem os valores devidos nem qual o número de produtores rurais inadimplentes. “Esta indefinição impede que tenhamos um panorama claro sobre o problema que estamos enfrentando”, declarou.

Para o deputado Carlos Abicalil (PT/MT), Luciano Coutinho demonstrou sensibilidade diante do problema apresentado. “Durante o encontro, ele fez uma teleconferência com a equipe que cuida dos financiamentos para a agricultura e determinou uma articulação com bancos e órgãos do governo para minimizar as perdas para o setor”, informou.

Participaram também do encontro o senador Valter Pereira (PMDB/MS), os deputados Moreira Mendes (PPS/RO) e Luis Carlos Heinze (PP/RS) e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Aroldo Cunha, e da Aprosoja, Glauber Silveira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet