Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

Em posse para novo mandato, presidente do Fed promete elevar regulação

O presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano), Ben Bernanke, prestou juramento nesta quarta-feira para um novo mandato de quatro anos, fazendo um apelo à proteção da independência e à garantia de que "nunca" ocorra outra grande crise financeira.


"Continuaremos trabalhando com o Congresso para desenvolver uma reforma efetiva e integral da regulamentação financeira", disse Bernanke. "À medida que avançamos, precisamos seguir fazer todo o possível para garantir que nossa economia nunca mais seja devastada por um colapso financeiro."

Bernanke foi formalmente empossado para um segundo período de quatro anos como chefe do Conselho de Diretores do Sistema do Federal Reserve após uma difícil batalha por sua confirmação no cargo que terminou na semana passada, quando o Senado aprovou sua nomeação por 70 votos a 30.

Histórico

Bernanke foi conduzido ao cargo pela primeira vez em 2006, substituindo Alan Greenspan, que foi chairman do Fed por 18 anos. Durante sua gestão explodiu a crise financeira.

Os senadores creditaram Bernanke por ter conduzido a autoridade monetária americana por uma das piores crises financeiras da história. Porém, fizeram críticas pelo fato de o Fed ter deixado a crise aparecer e de ter dado uma resposta inicial lenta ao problema do crédito imobiliário "subprime" (de alto risco).

Ben Bernanke é um especialista na Crise de 1929, e obcecado por evitar sua repetição. Por isso foi enfático durante sua gestão em evitar que as principais instituições financeiras do país quebrassem, injetando centenas de bilhões de dólares para garantir a liquidez.

Ele teve como missão ininterrupta salvar a economia do que chamou de 'pior crise financeira desde os anos 30', o que lhe permitiu ganhar a confiança do presidente Barack Obama. Muitos analistas acreditavam que o presidente democrata pretendia abrir mão deste professor universitário, nomeado por seu antecessor, o republicano George W. Bush.

Sob a direção deste homem discreto, o Fed colocou em prática uma estratégia de resgate das instituições financeiras e de reativação monetária sem precedentes desde sua criação em 1913. Doutor em Economia pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Bernanke foi professor por muitos anos na igualmente famosa Universidade de Princeton, onde dirigiu o departamento de Economia de 1996 a 2002.

Nomeado para trabalhar no Fed, em 2002, abandonou o posto em 2005 para presidir o grupo de assessores econômicos do presidente George W. Bush, que mais tarde o nomeou para a presidência do Fed para um mandato de quatro anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet