Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PUNIÇÃO

Desmatadores identificados por satélite são multados em MT

Os desmatadores de áreas de proteção ambiental flagrados por satélite são multados pelo governo do Estado. Através da parceria entre o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão federal ligado à Casa Civil da Presidência da República, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), novos desmatamentos em unidades de conservação federais e estaduais e terras indígenas têm suas coordenadas identificadas e imagens são confeccionadas para levar os técnicos diretamente aos locais impactados.


Foi o que aconteceu nos municípios de Rosário Oeste e Nobres, onde está localizada parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá. No segundo semestre de 2009, o Sipam emitiu três notas de alerta identificando novos 537 hectares desflorestados na APA. Em campo, técnicos da Sema constataram que as áreas apontadas se referiam a desmatamentos ilegais e foram emitidas multas de mais de R$ 1 milhão.

Segundo dados da Sema, alguns dos responsáveis são reincidentes, o que reafirma a continuidade da pressão humana sobre a APA Cabeceiras do Rio Cuiabá, que já foi líder em desmatamento no último relatório do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) do Sipam, com quase 3 mil hectares desflorestados entre 2007 e 2008. Nesse ritmo de desmatamento anual, mais de 40% da vegetação da unidade já desapareceu.

Entretanto, os primeiros resultados do trabalho na unidade mais impactada do estado demonstram que a situação pode mudar com a cooperação e utilização de novas tecnologias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet