Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Variedades

Moda sustentável

Cuiabá ganha Panô, loja de roupas femininas feitas com algodão cru

Foto: Divulgação

Cuiabá ganha Panô, loja de roupas femininas feitas com algodão cru
Quem vê a imensidão de terra de plantio do algodão pode até imaginar, mas fica surpreso com a diversidade e originalidade dos vestidos e peças exclusivas. A moda do algodão cru vem abrindo espaço e o destaque é para a indústria de Mato Grosso.


A moda hoje é democrática, mas carente de novidades e inovações. Essa é a opinião da estilista mato-grossense Patrícia Carvalho, que tem como marca registrada, em seu histórico profissional, a ousadia em transformar o comum em original. Sua paixão pelo algodão, aliada a sua criatividade nata, está mudando o conceito da alta costura. A partir de tecidos de algodão cru, Patrícia cria modelos exclusivos, com detalhes em bordado, crochê, tecelagem, fiação e até mesmo produtos provenientes da reciclagem. O resultado: bom gosto, conforto, qualidade, estilo e originalidade.

Após cinco anos atuando de forma autônoma e levando sua ideia de Rondonópolis - município que iniciou suas atividades - a todo o país, uma parceria com sua melhor cliente, a empresária Cláudia Fagotti, está rendendo frutos promissores: a abertura de uma loja em espaço nobre na capital de Mato Grosso para o ‘show room’ das peças e vestidos. “Cláudia é empresária do setor da confecção há 14 anos e tem um perfil empreendedor. É um grande desafio, mas ela sempre gostou muito do meu trabalho e ambas estão dispostas a ousar”, avalia Patrícia Carvalho.

A PANÔ está localizada no bairro Goiabeiras, próxima à Praça Popular, em Cuiabá. Para Claudia Fagotti, o novo empreendimento com a moda em algodão cru tem grandes perspectivas de mercado. “É um nicho diferente do que venho trabalhando como empresária do setor, mas o bom gosto, a qualidade dos detalhes e a originalidade conquistam as mulheres de uma forma geral”, analisa. De acordo com a empresária, a inovação sempre causa espanto. “As pessoas olham os vestidos de festa e se perguntam, ‘como um pano desses pode se transformar em alta costura?’, bem, a resposta é simples: criatividade e bom gosto”, brinca Cláudia.

Cultura e Meio Ambiente

 Muito mais do que fazer moda, Patrícia Carvalho faz cultura. Cada peça é única, pois é confeccionada dentro das técnicas já quase esquecidas do artesanato. "Utilizo como matéria-prima principal o tecido de algodão, de preferência o algodão cru, e vou acrescentando detalhes em bordados, crochê, tecelagem, sementes, fitas e flores sempre pensando na questão da preservação da cultura mato-grossense, nossas raízes e a conscientização a respeito da natureza", enfatiza Patrícia.

As pulseiras, por exemplo, são feitas de aproveitamento de garrafas Pet e revestidas com tecidos de algodão e detalhes de criatividade. “A utilização do tecido do algodão já é uma forma de preservação do meio ambiente, com a utilização de produtos naturais”.
Diferente da maioria dos estilistas, seus modelos quase sempre são feitos sem desenhos em papel antes. “O processo criativo é mais ou menos como de um artista plástico. Pego os materiais e vou modelando aos poucos. Tenho a imagem na minha mente e dou forma prática já com os panos, linhas e adereços”, diz Carvalho, que desde os 12 anos de idade faz seus próprios modelos, sonhando em um dia se tornar uma profissional reconhecida.

Até mesmo a escolha da sede da loja foi feita tendo como foco o resgate cultural. “É uma casa antiga, bem cuiabana. Preservamos ao máximo a sua rusticidade e seus ladrilhos originais. Nosso toque contemporâneo vem dos móveis e da iluminação. Mas a grande sensação do espaço é sem dúvida as nossas peças”, explica Cláudia.

Roupas e acessórios

A moda tem como ponto de partida o algodão cru. Blusas, saias, calças, vestidos curtos e longos. A diversidade é grande. Chega a até vestidos para noivas. Para acompanhar os modelos, acessórios também confeccionados de algodão: bolsas, pulseiras, chapéu. “A nossa coleção é tão diversificada e variada que atende a todos os gostos”, avisa Patrícia.

Na Loja, as clientes podem ainda levar para casa o ‘cheirinho’ de Mato Grosso: uma essência aromatizante feita especialmente para a moda do algodão. “Foi uma demanda que surgiu e acabou virando a sensação de quem consome nossos produtos”.

Inauguração

Fevereiro é o mês de inauguração da Loja PANÔ. De 9 a 28 de fevereiro, as clientes poderão agendar sua visita e ser atendidas de forma exclusiva pelas empresárias. Quem quiser o atendimento vip pode entrar em contato pelo telefone (65) 3023-7840 / 8147-4900. As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet