Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

alerta

Estado confirma ocorrência de Malária em Lucas do Rio Verde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou em janeiro de 2010 a notificação de 114 casos de malária, sendo 09 casos ocorridos no município de Lucas do Rio Verde. Dos casos registrados em Lucas do Rio Verde, 01 é proveniente do município de Cacoal (Rondônia) e 08 são atribuídos ao próprio município. Três desses casos evoluíram para óbito, cujos exames laboratoriais diagnosticaram malária do tipo Falciparum, que é a forma mais grave da doença. As informações são da assessoria da SES.

 
A SES iniciou investigação das ocorrências no município de Lucas do Rio Verde, visto que os casos têm maior incidência na região noroeste do Estado. As equipes técnicas do Estado e do Município tomaram todas as providências cabíveis no bloqueio químico e busca ativa. Atualmente, está sendo feito estudo, diagnóstico e avaliação com base nos focos de ocorrência que atingiu 03 regiões do município.

Apesar das ocorrências recentes do município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso continua apresentando redução de casos de malária. O ano de 2008 fechou com a notificação de 3.708 casos.

O ano de 2009 fechou em 3.256 casos, apresentando uma redução de 12,02%. Se comparadas as ocorrências de janeiro de 2009 a janeiro de 2010, o Estado também apresenta redução. O mês de janeiro de 2009 teve a notificação de 249 casos. Em janeiro de 2010 a notificação foi de 114 casos, apresentando redução de 54,2%.

Os municípios da região noroeste do Estado são responsáveis por cerca de 75 a 80% das ocorrências, ficando Colniza, Aripuanã, Juína, Rondolândia e Brasnorte os municípios que mais registram casos, por estarem localizados em região de mata de incidência da doença. A Secretaria de Estado de Saúde vem trabalhando intensamente no Projeto de Ações Integradas e Continuas para o Controle da Malária no Estado em parceria do Ministério da Saúde (MS). 

Malária

A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas (protozoários do gênero plasmodium), que são transmitidos pela picada de mosquitos (fêmeas do gênero anopheles). No Brasil destacam-se duas espécies do protozoário plasmodium: o falciparum e o vivax. Não há vacinas disponíveis contra a malária. O tratamento da doença é feito por medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet