Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Cuiabá

Prefeito "radicaliza" e casa é demolida para combate à dengue

Uma casa abandonada foi demolida na tarde desta terça-feira (9), no bairro Jardim Alvorada, em Cuiabá, por apresentar focos de dengue. A ação foi acompanhada pelo prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB) ...

09 Fev 2010 - 14:30

Da Redação - Kelly Martins e Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico/OD

Prefeito olha casa instantes antes da demolição

Prefeito olha casa instantes antes da demolição

Uma casa abandonada foi demolida na tarde desta terça-feira (9), no bairro Jardim Alvorada, em Cuiabá, por apresentar focos de dengue. A ação foi acompanhada pelo prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB), que resolveu "radicalizar" no combate à doença, que tem se alastrado pela cidade. O secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, também esteve no local.


A decisão de derrubar o imóvel partiu do prefeito após um morador vizinho da casa fazer a denúncia. O soldador industrial Ilmar Rodrigues Leite, 29, conta que a casa já estava abandonada há mais de 10 anos, trazendo riscos a população. “Uma criança já morreu com dengue hemorrágica aqui no bairro e meu filho também já pegou dengue hemorrágica, tenho certeza que pegaram graças a essa casa”, conta o cidadão responsável pela denúncia.

Dona Maria Aparecida Dos Santos, 65, disse que ficou aliviada com a demolição da casa. Sua neta mora em frente à residência que foi demolida. “Foi uma boa, além de tudo ali funcionava uma boca de fumo”, explica.

A casa se localiza na rua São Pedro e segundo alguns moradores estava abandonada há mais de 10 anos. A proprietária do local foi identificada como Elizabeth Nunes de Araújo. No entanto, foram constatadas várias poças de água, lixo e uma fossa aberta apresentando larvas do mosquito Aedes Aegypti. Em poucos minutos, a residência foi complemente destruída.

O prefeito Wilson Santos disse em entrevista à imprensa que está disposto a reportar o poder da Prefeitura de Cuiabá para o combate a endemia e que a partir de agora vai agir com maior rigor na luta contra a doença. “A população deve manter os terrenos limpos, estamos defendendo a limpeza da cidade. Agora, vamos radicalizar e a Procuradoria Municipal está de prontidão para defender qualquer ação sob a atuação a esse combate”, declarou.

A tentativa é fazer com que a proliferação do mosquito diminua. Para isso, o chefe do Executivo municipal ressalta que vai agir com rigor e avisa que novas ações como essa deverão ocorrer em outros bairros. Isso porque, algumas denúncias de casas e terrenos abandonados que estão servindo como criadouros já foram encaminhados para a Prefeitura de Cuiabá.

"Daqui para frente vamos agir assim. A população pode ajudar denunciando, mas caso contrário, as casas serão destruídas", pontuou o prefeito.

O aumento da chuva favorece a proliferação dos criadouros do Aedes Aegypti, principalmente em locais descobertos, quintais e terrenos baldios com lixo (garrafas plásticas e material de construção).

Só em janeiro deste ano 11 pessoas morreram vítimas da dengue em Mato Grosso. Desses óbitos, cinco foram confirmados e seis ainda estão sob investigação, de acordo com números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Só Cuiabá tem até o momento 805 casos da doença notificados. Desses, 59 foram considerados como casos graves. Já em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 576 casos de dengue. Desse número, 40 foram notificados como casos graves da doença.

O Estado de Mato Grosso apresenta até agora um incremento de 728.89% de notificações de dengue, se comparado ao mesmo período de 2009 quando apresentou um total de 1.399 notificações.


Atualizada às 14h44 e 15h37.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

Sitevip Internet