Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Abicalil solicita recursos para atender situação de emergência em Comodoro

Garantir recursos para atender a situação de emergência decretada pelo município de Comodoro (677 km de Cuiabá) foi à pauta da audiência do deputado federal, Carlos Abicalil (PT), com a secretaria da Defesa Civil do Ministério da Integração, Ivone Maria Valente, nesta terça-feira (09/02).


A intensa chuva nas últimas semanas na região de Comodoro ocasionou a erosão de duas crateras em diferentes pontos da cidade, com profundidade de até seis metros. Somente em um dia de chuva foi registrado a proporção de água para 15 dias, cerca de 250 milímetros.

Segundo Abicalil, vice-líder do Governo no Congresso, mais de 120 famílias estão sofrendo com o problema. Ele também informou que um trecho da BR 174, que liga o Estado de Rondônia ao restante do Brasil, também corre o risco de ser interditada pela erosão.

O prefeito da cidade, Marcelo Beduschi (PT), apresentou projeto de recuperação das áreas atingidas, orçado pela defesa civil em R$ 9 milhões. De acordo com Beduschi, antes mesmo do período de chuva, a prefeitura já havia apresentado projeto no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a criação de um parque florestal e vias de drenagem no local atingido.

Ivone Valente orientou o prefeito que apresente um plano de trabalho para que o Ministério transfira o recurso para atender a demanda da cidade. “Por se tratar de emergência, o recurso será transferido imediatamente, porém as obras terão que ser concluídas em 180 dias, para calamidade ocorrida em menos de 30 dias. A verba também é disponibilizada para realizar a remoção das famílias do local, se necessário”, disse.

O deputado Abicalil solicitou audiência com o ministro da Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima, para sensibilizar o órgão quanto à situação de Comodoro. O encontro também definirá o montante a ser repassado para a região, de modo a sanar o problema. Abicalil também pretende se reunir com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot.

No final da tarde, o parlamentar apresentou o problema de Comodoro ao vice-governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), em agenda ocorrida em Brasília.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet