Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cultura

carnaval cultural

Neste fim de semana tem Cinema no Morro com clássicos do cult mundial

Uma parceria entre a Associação Amigos do Morro e o coletivo de audiovisual Cellula, um aliado do grupo Fora do Eixo, vai proporcionar à população cuiabana a exibição gratuita de filmes, uma vez por mês, no Museu do Morro da Caixa D´Água Velha. Trata-se do projeto Cine no Morro, que terá suas primeiras sessões neste fim de semana, nos dias 13 e 14, às 16h30, com clássicos do cinema cult mundial. Vale lembrar que os ingressos são limitados a 50 lugares.


A programação tem início, no sábado, com o longa Welcome back, Mr Mcdonald (Bem-vindo, Mr. Mcdonald - Japão/Comédia/1997/103 min). Dirigido por Koki Mitani, o filme conta a história de uma dona-de-casa que vence um concurso de peças e terá sua obra lida ao vivo em uma rádio, mas precisará lutar contra os caprichos de atores e patrocinadores que querem modificar o seu texto.

Enorme sucesso de público no Japão, foi ganhador de 17 prêmios japoneses ‘Academy Awards’: de Melhor Roteiro, Melhor Som, Melhor Ator (Karasawa Toshiaki), Melhor Atriz (Kyoka Suzuki), Melhor Ator Coadjuvante (Nishimura Masahiko), Melhor Fotografia, Melhor Diretor, Edição, Melhor Filme, Melhor Iluminação, Melhor Music Score, e Melhor Atriz Coadjuvante (Keiko Toda). Enfim, é o tipo de coisa que vale a pena conferir.

Já no domingo, 14, a sessão começa com a exibição de Cada um com seu cinema (Chacun son cinéma - To each his cinema - França e Diversos países/Drama/2007/100 min). Trata-se de um filme absolutamente único, produzido em homenagem as 60 anos do festival de cinema mais importante do mundo, o de Cannes. Na ocasião, o chefão do evento, Gilles Simon, ofereceu aos principais diretores a tarefa de realizar um curta de 3 minutos sobre o cinema. Assim, 33 cineastas de 25 países, resumem suas impressões sobre o cinema e suas as salas, lugar de comunhão dos cinéfilos do mundo inteiro. “Certamente um interessante relato de como diferentes pessoas, até mesmo aqueles intimamente ligados à área, vêm essa arte sob diferentes formas”, opina Giulia Medeiros, coordenadora do projeto.

Para finalizar, a mostra exibe o média metragem de animação Animal (Finlândia/ 2005/29 min), do diretor Tatu Pohjavirta. A produção recebeu o prêmio de Melhor Música, no Score Festival Premiers Plans 2006. O diretor tem sido altamente inspirador, sob muitos aspectos, para quem trabalha com animação, e também extremamente agradável para os fãs de animação em geral.

Segundo a presidente da Associação Amigos do Morro, Ligiane Dauzacker, a intenção é democratizar o espaço do museu para todos os tipos de arte. “A partir da experiência bem sucedida, no ano passado, da Mostra dos 100 Anos de Cinema em Mato Grosso, realizada no jardim do morro, decidimos incorporar à programação mostras de filmes”, conta, destacando que o papel de uma instituição de arte é sempre de descobrir ou repensar, reunir e propagar todas as formas de expressão artística.

Parceria: De acordo com Giulia Medeiros, esta primeira etapa da mostra faz parte também da programação do maior festival de rock integrado da América Latina, o Grito Rock, organizado pelo instituto cultural Espaço Cubo. “É uma honra participar da programação deste evento, que já é sucesso nacional e internacional”, comemora, acrescentando que as exibições dos filmes ocorrem após os debates do Grito Rock na Mesa.

O festival Grito Rock acontecerá simultaneamente durante o carnaval em mais de 80 cidades brasileiras, além da Argentina, Bolívia e Uruguai. A proposta é promover o estímulo à circulação de bandas, produtores e selos, a distribuição de produtos culturais e a produção de conteúdo para todas as mídias. As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet