Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Internet Para Todos atinge 100% de Cuiabá a partir de março

A Internet para Todos é uma parceria que a Prefeitura mantém com a Stelmat mediante o desenvolvimento de um projeto que disponibiliza o sinal da internet gratuita à população. O prefeito Wilson Santos, um entusiasta do projeto, declarou que esta foi a forma encontrada para permitir o acesso à informação e ao conhecimento às camadas de baixa renda de Cuiabá. Ele informou que o projeto já atende os bairros Pedra 90, Tijucal e Dr. Fábio, além de bairros adjacentes, com duas características muito importantes: “primeiro, porque é de graça; em segundo lugar, porque privilegia a população mais pobre, que considero um dos deveres principais do poder público”.


Anderson Souza Pontes, 17 anos, estudante. Um jovem que aprendeu em casa sobre a importância dos estudos e de se aproveitar todas as oportunidades que a vida oferece. Filho de dona Maria Angélica Pontes, 43, empregada doméstica que na infância não teve acesso à educação, mas conseguiu garantir estudos ao seu filho. A família reside em um das regiões mais afastadas do centro de Cuiabá, o bairro Pedro 90, mas vive uma momento que apenas em sonho conseguia imaginar há alguns anos: acesso gratuito à internet, ferramenta fundamental para as novas gerações, especialmente para os estudantes.

O Pedra 90 foi o primeiro bairro de Cuiabá a receber o projeto Internet Para Todos, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a empresa Stelmat, que tem a meta de transformar a cidade através da inclusão digital, materializando o sonho de milhares de cidadãos como Anderson e dona Maria Angélica, que já estão aproveitando os benefícios do programa municipal.

“Meu filho sempre foi dedicado aos estudos, procurava as bibliotecas de Cuiabá para estudar, sempre buscando atingir o seu objetivo, que é passar no vestibular para engenharia civil. A internet de graça, lá no meu bairro, foi mesmo uma surpresa muito boa. Hoje meu filho tem à sua disposição essa internet que está ajudando nos seus estudos”, comemora a empregada doméstica.

Para Anderson, a rede mundial de computadores sempre foi um universo muito distante. Sem recursos financeiros, sua família nem planejava a compra de um computador, afinal, o custo para se ter acesso a internet seria muito alto, incompatível com a cadeia de prioridades e condições financeiras da família.

Esse cenário que mudou definitivamente com a implantação da torre que transmite o sinal da Internet Para Todos no Pedra 90. “Quando constatei que o programa era verdadeiro, que era sério e estava mesmo nos colocando à frente de um mundo de informações, que é a internet, minha família se convenceu que era o momento de investir e compramos um computador. A partir daí as coisas mudaram e muito na minha vida”, conta.

O estudante está cursando o terceiro ano do ensino médio e se prepara para encarar o vestibular, seu objetivo é a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). “Com a internet ficou muito mais fácil alcançar meu sonho. Tenho a possibilidade de buscar através do computador os mais diferentes exercícios, livros, aulas em vídeo, enfim, um grande universo de informações que me ajudam hoje e que eu não tinha antes”, explica.

Na visão do prefeito Wilson Santos, existem na vida três tipos de pessoas. “As que têm oportunidade e sabem aproveitar. As que têm oportunidade e não sabem aproveitar, que deixam as chances escapar pelos vãos dos dedos. E as pessoas que não têm oportunidade. São para essas pessoas que nós estamos governando, garantindo oportunidades para que todos os cidadãos cuiabanos tenham as mesmas chances”, pontuou Wilson.

O projeto Internet Para Todos já está em funcionamento em três grandes regiões da cidade. As torres de transmissão estão instaladas no Pedra 90, Tijucal e Doutor Fábio, atingindo vários outros bairros no entorno dos bairros pólos. O bairro Santa Isabel receberá a quarta antena do projeto já no mês de fevereiro, proporcionando acesso livre à internet a mais quatro bairros que estão próximos ao Santa Isabel.

A expectativa da Prefeitura é de que até o mês de março o projeto Internet Para Todos esteja atendendo 100% de Cuiabá, alcançando todas as regiões da cidade. O projeto tem mudado a realidade de vários bairros carentes, que antes não tinham perspectiva de acesso a essa tecnologia da informação.

De acordo com a coordenação técnica do projeto, hoje existem 2899 pessoas conectadas ao sistema gratuito de internet em Cuiabá, com destaque para o a região do Dr. Fábio, onde 1372 pessoas estão conectadas, atingindo 82% da capacidade da rede municipal naquela região.

Como acessar

O cidadão que estiver em uma das regiões que já estão com o sinal do Internet Para Todos liberado precisa seguir três passos: 1° - Precisará de um equipamento com uma antena, homologada na Anatel e um computador para o acesso. 2° - Ao detectar o sinal, o cidadão deve se conectar a rede “internetparatodos”, seu equipamento receberá um IP (Protocolo de Internet) automaticamente. 3° - Ao iniciar o seu browser (internet explorer, firefox e etc) serão solicitados os seus dados de usuário e senha, e para que o acesso seja liberado o interessado deverá digitar os seguintes dados; usuário: internetparatodos e senha: internetparatodos. Depois é só navegar.

Limites

Como o acesso a internet será disponibilizado a pessoas de todas as idades, a Prefeitura de Cuiabá teve o cuidado de implementar algumas regras para que desde crianças, jovens e adultos possam acessar apenas conteúdos considerados adequados. A rede foi montada com a finalidade de acesso ao conhecimento, disseminação da informação e a comunicação.

Estão, por exemplo, bloqueados o acesso a sites pornográficos, dowloads de músicas, vídeos, programas, exceto documentos de texto, como apostilas para estudos. Haverá controle do tempo de utilização.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet