Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Personagens de Monteiro Lobato inspiram bloco mirim no começo do Carnaval

Crianças se fantasiaram de personagens do Sítio do Pica-Pau AmareloOs 90 anos da história de uma menina com nariz arrebitado, cor de jambo, que gosta de pipoca e é dona de uma boneca malcriada dá samba, marchinhas e até homenagem de Carnaval. Pelo menos é o que cerca de 350 crianças do bloco Emília e Viscondes, de São Paulo, não só acreditam, mas planejam fazer neste feriado.


A idéia de usar os personagens de Monteiro Lobato durante período de festas foi de Rita Pisniski, diretora da biblioteca infanto-juvenil Monteiro Lobato, que fica na região central da capital do Estado. O bloco surgiu como uma forma de marco de aniversário dos 70 anos do espaço cultural, em 2006.

- O nosso objetivo principal é aproveitar essa manifestação cultural e trabalhar a obra e os personagens centrais de Lobato. Montamos o bloco, pela primeira vez, só como uma forma bacana de comemorar o aniversário da biblioteca, mas ele deu tão certo que já vamos monta-lo pela quinta vez este ano.

Em parceria com uma escola da Vila Buarque, na região central da capital, uma ONG e a Secretaria Municipal de Cultura, a biblioteca mantém oficinas de música e de fantasias voltadas para o Carnaval, desde o começo do ano. São as crianças da região que partes da fantasia de cada ano, como perucas e acessórios. Tudo isso com o objetivo claro de integrar os passistas mirins dentro do universo infantil das obras do autor paulista.

- É claro que a criança vem para a biblioteca para fazer a peruquinha da Emília. Mas se ela entra com esse objetivo e sai conhecendo as histórias, ou até com um livro do Lobato, nosso papel foi cumprido. 

Famosos vão agitar carnaval de SPComeçam desfiles de SPAlém de ajudar na confecção das fantasias, as crianças também recebem aulas de música e ritmo, onde são trabalhados os hinos e as músicas do bloco. Para ressaltar o programa pedagógico, Rita convida um músico a cada ano para ser padrinho do projeto. Este ano, Emílias e Viscondes acompanharão a voz grave da madrinha Maria Alcina durante o percurso nas ruas da Vila Buarque.

Trajeto
O desfile acontece nesta sexta-feira, na zona central de São Paulo. A concentração está agendada para as 14h, na Praça do Rotary, ao lado da biblioteca, quando as crianças já podem mostrar samba no pé.

Às 15h, o bloco começa a percorrer a região pelas ruas Major Sertório, Cesário Motta, General Jardim, Dr. Vila Nova, até retornar ao ponto inicial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet