Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Seriedade e transparência na administração pública permitiram o maior programa de máquinas da história de MT

Durante a entrega dos maquinários cedidos em comodato aos 141 municípios de Mato Grosso, em mais três cidades da região Norte, o vice-governador, Silval Barbosa, fez questão de frisar que só foi possível atender a demanda de todas as Prefeituras, pela responsabilidade do atual governo em honrar os contratos (dívidas) assumidos por governos anteriores e tornar Mato Grosso adimplente.


Os 705 equipamentos foram adquiridos, por meio de uma operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 241 milhões. “Foram R$ 5 bilhões de dívidas pagas, esse recurso daria para construir 10 mil km de estrada, mais de duas mil escolas. Mas o governador fez a opção de honrar os contratos e manter a credibilidade do Estado junto ao Governo Federal”, destacou Silval Barbosa.

Neste sábado (13.02), a comitiva composta por deputados estaduais, liderada pelo vice-governador, esteve nas cidades de Alta Floresta, Carlinda e Nova Canaã do Norte.

Em Carlinda, uma cidade que surgiu de um assentamento e tem 62% da população na zona rural, as máquinas chegaram como a redenção e uma possível guinada no crescimento do município. Seo Francisco José de Oliveira (Chiquinho) é presidente da Comunidade Maravilha, um assentamento com 120 famílias. Para ele as máquinas vão transformar a realidade. “Olha, pra nós vai ser muito bom. Nós temos que trazer os produtos pra vender e levar pra Alta Floresta. Então com essas máquinas as estradas vão melhorar muito, nossa”, disse o pequeno agricultor.

Um ponto interessante nas visitas para entrega dos maquinários é a noção que todos os moradores têm sobre a importância dessa aquisição do Governo do Estado. Mesmo para as pessoas que moram na zona urbana e não trabalham na agricultura, os benefícios serão incalculáveis. Claudemir Luiz, gerente de uma empresa de produtos agrícolas ficou animado com a chegada das máquinas e acredita que vai trazer desenvolvimento par a cidade.

O prefeito Orodovaldo Miranda, assim como todos os gestores municipais, estava eufórico com a entrega. Durante a solenidade ele agradeceu o empenho do governo e a política municipalista. Silval Barbosa por sua vez informou que será feito um programa de fornecimento de óleo diesel para garantir que as máquinas se mantenham em funcionamento, mesmo naqueles municípios em que a Prefeitura não consiga abastecer.

O município recebeu duas máquinas e dois caminhões. O forte da economia do município com cerca de 13 mil habitantes é agricultura familiar e pecuária leiteira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet