Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MORTE SOB SUSPEITA

Morte de jovem é atribuída ao surto de dengue em Barra do Garças

A familia suspeita que jovem morreu de dengue devido a demora no PSM de Barra. Segundo familiares, na quinta o médico plantonista chegou a liberar o garoto dizendo para ele tomar chá em casa.

A morte do jovem João Batista Vieira dos Santos, 31 anos, está sendo atribuída pela família ao surto de dengue que afeta o município de Barra do Garças (504 km de Cuiabá). O pai da vítima, José Geraldo de Morais, conhecido como Zequinha, informou que o filho começou a passar mal na quinta-feira (11) e foi encaminhado ao Pronto Socorro da cidade, onde detectou que as plaquetas dele estavam em torno de 86 mil.


Entretanto o médico de plantão, o ex-prefeito Paulo Raye, disse à família que não havia necessidade de interná-lo. O paciente foi liberado para realizar o tratamento em casa. Zequinha comentou que o médico chegou a recomendar apenas um chá para que o filho ficasse curado.

No entanto, o quadro clínico de João Batista piorou e ele voltou a ser internado com as plaquetas abaixo de 15 mil. "Com muito custo nós conseguimos leva-los para Goiânia, mas ele já estava inchando", relata o pai.

A família acredita que se tivesse retirado João Batista ainda na quinta-feira (11), quando começou a passar mal, talvez a vida dele teria sido salva. "É muita burocracia e demora. Quando falaram que podia levar meu filho, demoraram a localizar o diretor do hospital aqui e depois demorou para conseguir encaminhamento em Aragarças", explicou o pai.

A irmã de João Batista pediu para falar sobre o caso porque ela por várias vezes pediu providencia sobre um foco de dengue perto de sua casa que pode ter acometido o seu irmão.

A morte de João Batista será investigada agora pela Secretaria de Saúde que precisa confirmar o foco do mosquito para fazer o combate com inseticida através de bombas costais. Trata-se de mais uma suspeita de dengue em Barra do Garças. O município registrou até o mês de janeiro 3 mil casos de dengue, sendo 2.700 em 2009.

Um paradoxo interessante é que as mortes de dengue hemorrágica são atribuídas ao município vizinho de Aragarças porque os pacientes são encaminhados para Goiânia. Isso se deve a dificuldade para conseguir leito em Cuiabá. A "invasão" de pacientes de Mato Grosso em Goiás já foi palco de uma notificação ao município de Aragarças, cujo secretário Wladimir Marcelo já solicitou um pacto entre os dois estados para compensar essa situação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet