Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Salvador tem 17 casos confirmados de meningite só neste ano

A Secretaria de Saúde de Salvador confirmou o registro de 17 casos de meningite na cidade e três mortes causadas pela doença, só neste ano. O boletim foi divulgado na quarta-feira (17). Os dados correspondem ao período de 1º de janeiro a 13 de fevereiro. No mesmo período de 2009, foram confirmados nove casos da doença e um óbito.


De acordo com a Secretaria, o aumento no número de casos confirmados foi de mais de 47%, se comparados os dados do início do ano de 2009 e 2010. Em todo o ano passado foram confirmados 107 casos de meningite e 26 mortes causadas pela doença em Salvador.

As faixas etárias com maior incidência da doença na capital baiana são crianças menores de 1 ano, e de 10 a 19 anos - faixa etária em que foram registrados os três óbitos ocorridos em 2010.

Para reverter o quadro que preocupa a Secretaria, vacinas que imunizam contra a meningite já estão sendo oferecidas na rede pública de saúde da capital baiana. A imunização, segundo a Secretaria, é oferecida para menores de 5 anos, em todos os postos de saúde do município.

A partir de agosto, o calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, vai passar a contar com a aplicação gratuita da vacina anti-meningococo C. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra a doença meningocócica, principal causa de meningite bacteriana no Brasil.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro, que pode estar relacionada a causas de origem infecciosa (bactérias, vírus, fungos ou parasitas) ou não infecciosas, como um traumatismo, por exemplo. A transmissão da doença acontece de pessoa para pessoa, por via respiratória. Os principais sintomas são febre alta persistente, dor de cabeça forte, náusea, vômito, rigidez de nuca e mal estar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet