Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

CULTURA

Mostra de cinema sobre vida de Jesus Cristo prepara para Semana Santa

Proposta é apresentar Cristo na perspectiva de importantes diretores de cinema. Exibições seguidas de debate popular.


O Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ) e a Paróquia do Rosário e São Benedito estão organizando uma sessão de filmes sobre a vida de Jesus Cristo na perspectiva de importantes diretores de cinema. O Vídeo Fórum sobre a Vida de Jesus é uma atividade cultural a ser oferecida durante a Quaresma (17 de fevereiro a 27 de março), como preparação para Semana Santa (28 de março a 4 de abril). Os filmes selecionados para a mostra trazem tanto o Cristo clássico quanto a figura controversa, que tem sido alvo de questionamentos e polêmicas no cinema e na literatura universal ao longo dos tempos. As obras serão exibidas em telão, sempre aos sábados, das 17 às 20 horas, na sala 4 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – Praça do Rosário – Centro de Cuiabá. Em seguida, debate. Taxa de inscrição: R$ 12 (preço para toda a mostra).

A atividade tem por objetivo oferecer um espaço para o conhecimento e o aprofundamento sobre a vida de Jesus, partindo do modo como ele é visto pelo cinema.


Programação:

- 27 de fevereiro: “Jesus”, de Roger Young;

- 06 de março: “O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini;

- 13 de março: “A Última Tentação de Cristo”, de Martin Scorcese;

- 20 de março: “Jesus Cristo Superstar”, de Normam Jewison;

- 27 de março: “Jesus de Montreal”, de Denys Arcand;

- 02 de abril: “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson.


Os filmes

No épico “Jesus”, o diretor norte-americano Roger Young traça a trajetória clássica do filho do carpinteiro, que descobre ao longo da vida a extraordinária missão que teria que enfrentar. Com participação da atriz inglesa Jacqueline Bisset, ícone da beleza na década de 60 e 70.

Já o sempre polêmico diretor italiano Pier Paolo Pasolini, em “O Evangelho Segundo São Mateus”, revela um Cristo marxista. Porém, a igreja oficial não lhe virou as costas. Além de ter sido escolhido pelo Vaticano como um dos melhores filmes sobre a religião de todos os tempos, a obra de Pasolini recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza e foi indicada a três Oscars: direção de arte, figurino e trilha sonora.

Martin Scorcese foca a face humana e errática e não o mito em “A Última Tentação de Cristo”. Nesse filme, Jesus é que aquele que, como qualquer um de nós, pode desistir, usar o livre arbítrio, voltar atrás, retomar a vida, corrigir erros ou não. Filme polêmico.

Em tempos de liberdade e de amor livre, “Jesus Cristo Superstar”, de Normam Jewison, está entre hippies e os povos das ruas, cantando e dançando jazz, no musical que revolucionou o cinema tanto pelo ousado conteúdo, quanto o próprio estilo cinematográfico.

Um grupo de atores convidados para encenar a Paixão de Cristo monta o cenário de conflitos e idéias em “Jesus de Montreal”, do canadense Denys Arcand, que, neste filme, faz um acerto de contas com sua formação religiosa ortodoxa e cristã. No entanto, entrega uma obra profunda e espiritualizada de referência cultural e religiosa.

Para finalizar a mostra, o filme “A Paixão de Cristo”, de Mel Gibson, expõe o açoite público pelo qual passou Cristo até o sepultamento, “ferindo” também o espectador, pelas cenas de violência física, defendidas pelo autor como meio necessário de sensibilização para o Cristo que morreu para nos salvar.


Sessões abertas

As sessões serão abertas, mediante inscrição prévia

Será fornecido CERTIFICADO de extensão universitária pela UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, para quem tiver 75% de freqüência. Para isso será necessário fornecer, no ato de inscrição: nome completo, endereço, data de nascimento, número de RG e de CPF.

Informações e Inscrições: Secretaria da Paróquia do Rosário (65-3322 5473); Secretaria do Centro Burnier Fé e Justiça (65-3023-2959), com Jurema; ou pela página web do Centro Burnier: www.centroburnier.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet