Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Região do Araguaia volta a ter horário equiparado com Brasília

A maioria dos 28 municípios do Araguaia preferem horário de Brasília do que horário de MT

A 39ª edição do horário de verão termina hoje à meia noite. A partir da zero hora de domingo, volta o horário normal em todo país. Curiosamente a região leste de Mato Grosso, denominada Araguaia, mantém o seu horário inalterado porque há oito anos o município adotou um sistema de não mexer no relógio. Quando chega o horário de verão iguala-se ao horário de MT e depois volta ao horário de Brasília. A população aprovou e a medida é adotada nos 28 municípios da região.


E tudo começou com o município-mãe do Araguaia, Barra do Garças, que surgiu em 1924 às margens dos rios Garças e Araguaia e foi emancipado em 1948 pelo primeiro prefeito de Barra do Garças, Antônio Paulo da Costa Bilego, cuja fato influenciou os demais municípios da região. É o que conta o filho de Antônio Bilego, o ex-vereador Paulo Emilio da Costa Bilego. Segundo ele, a questão da região de Barra usar o horário de Brasília se tornou quase cultural. “Existem alguns fatos geográficos e históricos que até fundamentam essa situação” mencionou.

Paulo Emílio lembrou que as cartografias feitas pelo Exército Brasileiro há 50 anos com ajuda de geólogos e estudiosos afirmam que a região daqui anoitece mais rápido do que outras regiões de Mato Grosso. “Nós estamos no paralelo 16, no globo terrestre e devido essas situações o horário de Brasília sempre predominou por aqui” completo. Paulo lembrou até de um episódio no governo Julio Campos onde ele tentou através de portaria obrigar a região de Barra adotar o horário de MT, mas somente as repartições públicas cumpriram.

O ex-vereador, que é veterinário e professor na faculdade Cathedral, atribui isso tudo a questão histórica e cultura ao longo do tempo e acha pouco provável que esse mude por imposição. “Eu tenho acompanhado alguns projetos em Brasília que falam na unificação do horário de MT ao de Brasília por entendem que trás alguns desconfortos” destacou. Um deles é com relação ao horário bancário. As repartições públicas se adequaram dentro da realidade do município.

Sobre o fato da região, durante o período do Horário de Verão, acompanhar o horário de Cuiabá, Paulo Emílio informou que começou em 2001 quando foi feita uma pesquisa na Rádio Aruanã onde ele era diretor a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) cujo presidente era Luiz Paulo Gonçalves. “Naquela época o povo estranhou, mas depois aprovou e se tornou um hábito” finalizou.

Hoje a região de Barra do Garças usa dois horários ao longo do ano, durante oito meses pelo horário de Brasília e quatro meses no horário de MT. O assunto já foi polêmica e já causou até ciumeira de outras regiões do estado e dos cuibanos porque a região do Araguaia não cumpre o horário mato-grossense. O Vale do Araguaia tem 28 municípios, 342.966 habitantes e 165 mil eleitores.

Hoje se tornou até um tabu, politicamente falando, nenhum político pede para mexer no horário do Araguaia.

O presidente da CDL, José Alves Piedade, torce para que o projeto de unificação do horário passe em Brasília para terminar com essa confusão. Piedade destaca que o horário de MT é bom para ver televisão, pois os jornais e novelas começam mais cedo.

O horário de verão foi criado no Brasil para ajudar na economia de energia nos horários de pico e está na sua 39ª edição. O sistema de Operação Nacional de Energia que economia no horário de verão chega em torno de 2 mil MW, entre 4% e 5% na demanda de energia. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Municípios que compõem o Araguaia: Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Alto Araguaia, Araguaiana, Cocalinho, General Carneiro, Santo Antônio do Leste, Campinapólis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Querência, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Luciara, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha e Vila Rica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet