Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

AVIAÇÃO COMERCIAL

Confirmado jato da Embraer para Sinop mas Alta Floresta espera

Foto: Divulgação

Avião vai tornar viagem mais rápida de Cuiabá ao Nortão

Avião vai tornar viagem mais rápida de Cuiabá ao Nortão

A partir do dia 1º de março a Trip Linhas Aéreas começa operar em Sinop com um jato Embraer 175, com capacidade para 86 passageiros. Com isso vai aumentar a capacidade de passageiros por voo, que hoje é de 42, e diminuir o tempo da viagem. De Sinop a Cuiabá é gasto 1h10 e vai diminuir para 37 minutos.


Olhar Direto apurou junto a uma fonte na empresa, que confirmou o voo a partir do dia 1º. “O avião vai levantar em Sinop as 7h45 e vai a Cuiabá. Depois retorna da capital as 12h20. Às 15h voa novamente para Cuiabá e retorna as 21h30”, confirmou a fonte, que também afirmou não haver previsão de alteração de preços nas passagens por enquanto. Hoje, a tarifa mínima entre Cuiabá e Sinop é de R$ 279,90.

Todavia, o aeroporto de Alta Floresta ainda não conseguiu liberação para pousos e decolagens de jatos e por enquanto o Embraer 175 da Trip não vai até lá. A cidade será atendida com o turbo hélice para 42 passageiros, como é feito hoje, levantando voo de manha para Cuiabá e retornando à noite.

Os estudos para da Trip para colocar o jato atender o nortão começou na semestre passado, quando Sinop e Alta Floresta ganharam caminhões AP2 para os aeroportos, aumentando o nível de segurança para pousos e decolagens nas duas pistas.

Em novembro, Sinop recebeu o caminhão de combate a incêndios de grande porte. Com capacidade para seis mil litros de água, o AP2 era uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves que comportam mais de 40 passageiros.

O equipamento veio para Sinop em cessão de uso de veículos especiais, oriundo do Ministério da Aeronáutica com validade até novembro de 2019.

Para que a Anac homologasse a pista foram precisos, além de ajustes físicos e estruturais, planos técnicos como elaboração de zoneamento do aeroporto e plano de segurança.

Entre as adequações que serão feitas, está a instalação de equipamentos de raio-x e esteira. Um trabalho em parceria com a Policia Federal que vai doar o raio-x. Hoje o aeroporto atua somente com detectores de metal.

Outra ação foi o inicio do processo para construção da Seção de Prevenção contra Incêndio do Aeroporto em uma área de aproximadamente 185 m².

Em junho de 2009 tiveram inicio os vôos noturnos. “A liberação do vôo noturno foi uma conquista muito almejada pelos sinopenses, principalmente nas áreas de turismo e negócios. Ele também traz agilidade e comodidade a população e empresários que precisam viajar e retornar no mesmo dia”, destacou o secretário de Industria, Comércio, Turismo e Mineração de Sinop, Nevaldir Graf, o “Ticha”, por meio de assessoria.

O Aeroporto João Batista Figueiredo possui a terceira maior pista de Mato Grossocom 1,6 mil metros, sendo considerado um dos melhores do Estado. Estruturado com salas de embarque e desembarque, sala de espera, sala para as agências, lanchonete, entre outros.

Atualmente o aeroporto recebe vôos comerciais com chegada de Cuiabá as 21h30 e 13h15 e partida para a capital às 7h45 e 15h10. A empresa faz linha para diversas cidades do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet