Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Vinculadas da Sicme discutem importância das parcerias com os CAEs

Mato Grosso é o terceiro maior Estado do Brasil e para estar presente em toda sua extensão, são necessárias parcerias. Pensando em ampliar esse trabalho, órgãos vinculados da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), como MT Fomento, Metamat, Imeq e a Jucemat buscam apoio junto aos Centros de Atendimento Empresarial que existem em 27 municípios mato-grossenses. O assunto foi explanado durante o encontro de qualificação dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE), realizado pela Sicme no Auditório da Fecomércio.


A ideia é ampliar a execução dos projetos com base em modelos positivos executados em Cuiabá e que podem ser gerenciados pelos municípios, como o destino de madeiras apreendidas no Estado. Aquelas que estão no pátio do Imeq no Distrito Industrial de Cuiabá, graças a um acordo com Ministério Público, podem ser doadas para instituições de caridades e Institutos sem fins lucrativos para aproveitamento. “E o mesmo pode ser feito nos municípios, se houver gerenciamento”, sugeriu Jair Durigon, presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT).

Segundo Durigon, as parcerias com os Caes são importante porque, no caso do Imeq, há interesse para executar programas locais de Avaliação da Conformidade, como cursos de Metrologia e de Auditoria de Produtos. “O principal é o apoio de conexão, apoio para informação. Temos várias denúncias e através de vocês é possível chegar endereço, por exemplo, e a equipe pode se deslocar com maior acertividade indo direto para o local” exemplificou Jair.

Já a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), presente em 140 municípios do Estado, aproveitou o Encontro para relatar os casos de sucesso executados por iniciativa dos empreendedores, que acreditaram primeiro no seu potencial depois na oportunidade das linhas de financiamento oferecidas pela Agência, especialmente o Microcrédito.

No mercado há algum tempo, o produto Frangobom, de Mirassol D’ Oeste, é oriundo do Projeto Casulo, que começou com uma Associação de Mulheres de Reserva do Cabaçal.

Mais recente e que ganhou boa repercussão no mercado é a linha de crédito específica para o setor de Turismo, aberta todo o Estado, pensando na Copa de 2014. São recursos destinados para reforma e ampliação, ou seja, para atender a necessidade do empreendedorismo dessa área. Os juros são bem abaixo dos praticados no mercado.

João Justino Paes Barros, presidente da Companhia de Mineração do Estado de Mato Grosso (Metamat), revelou aos participantes as ações para o desenvolvimento do setor mineral. Entre os projetos está o “Laudo de Certificação Kimberley”, “Projeto Orientação Técnica à Mineração” e sobre os “Materiais Básicos Utilizados na Construção Civil”.

Para ter uma idéia da importância do trabalho executado, as gemas (pedras preciosas) precisam da certificação para a exportação. É a agregação do valor ao produto, ou seja, o que lhe confere a qualidade.

Outro exemplo são os garimpeiros de Guarantã do Norte que não tinham tranqüilidade para trabalhar. As incertezas se davam porque de tempo em tempo chegava um órgão para proibir a exploração. Agora através de uma cooperativa são orientados para a legalidade do trabalho.

A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), por meio do presidente Roberto Peron, abordou a missão da Autarquia, levando em consideração que sua função é dar apoio ao empresário que deseja abrir um negócio no Estado, já que na Jucemat é feito a abertura e fechamento das empresas.

Roberto Peron, frisou a importância das parcerias, que garantem agilidade no processo. “Parcerias com a Receita Federal, como a Secretaria de Fazenda do Estado fizeram com que solicitações fossem atendidas em menos tempo. As solicitações de empresário saem em três dias, Sociedade Ltda, quatro dias e declarações no mesmo dia”, declarou.

Os Prepostos e Unidades Descentralizadas da Jucemat em alguns municípios, é outro exemplo de parceria que tem contribuído com a descentralização dos serviços prestados pela Jucemat.

“Precisaria de mais tempo, foi um evento curto. Temas abordados aqui poderiam ser explanados com mais detalhes. Só na MT Fomento (Linhas de Financiamento) e na Sicme para conhecer sobre Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial) eu demorei uma manhã para cada. Aqui foi uma pincelada, foi bom para saber tudo o que está disponível para Mato Grosso”, declarou José Roberto Portero, do município de Pontes e Lacerda.

Também foram palestrantes os superintendentes de Indústria Sérgio Romani, de Energia José Ferraz e de Comércio Wilson Pereira, pela Sicme. O evento aconteceu na segunda-feira (22.02).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet