Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Nasa e Google financiam nova universidade em busca de ''desafios da humanidade''

O Vale do Silício, região dos Estados Unidos que concentra empresas de alta tecnologia, vai inaugurar no segundo semestre deste ano a Singularity University (Universidade da Singularidade), financiada por Google e Nasa (agência espacial norte-americana), entre outros. O objetivo é ensinar os futuros líderes a identificarem "os grandes desafios da humanidade".


Os fundadores do centro de ensino, os especialistas Raymond Kurzweil e Peter Diamandis, anunciaram a criação da faculdade privada, com sede será no Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, em Moffett Field, na Califórnia, a poucos quilômetros da sede do Google e de outras gigantes do setor.

Nasa
Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, na Califórnia, vai abrigar a nova universidade
"A Universidade da Singularidade está preparada para receber os líderes que criarão um criativo e único mundo do futuro", disse Kurzweil, autor e cientista. O nome do centro faz referência ao livro de Kurzweil "The Singularity Is Near" ("A singularidade está próxima", em tradução livre), no qual sugere que os avanços em tecnologia modificarão a vida humana até limites nunca antes imaginados.

O cientista também é conhecido por sua controvertida teoria de que, um dia, os computadores chegarão a acumular tanto poder que dominarão o mundo.

Seu colega neste projeto, Peter Diamandis, é um empresário espacial e presidente da X Prize Foundation, uma ONG que organiza anualmente concursos em diferentes áreas para premiar avanços que contribuam para bem da humanidade.

Financiamento privado
Junto a seus dois fundadores, o novo centro de estudos conta com diversos doadores de renome, como a Nasa ou o site de buscas Google. A universidade destacou que outras empresas deram financiamento ao projeto, mas não forneceu seus nomes.

"Os desafios de nosso planeta são profundos", disse Vint Cerf, um dos "pais" da internet, que atualmente é vice-presidente do Google. "Precisamos dos melhores corações e mentes trabalhando juntos por uma causa única", acrescentou, em alusão ao novo centro de estudos.

Denise Vardakas, porta-voz da Universidade da Singularidade, afirma que, nas primeiras horas, após a abertura do centro ter sido anunciada, foram recebidas "mais de 50 solicitações de estudantes de todo o mundo interessados em fazer os cursos".

No entanto, somente 30 terão o privilégio de assistir ao programa, que começará no segundo semestre. Detalhes sobre o processo de seleção não foram divulgados. Apesar disso, Vardakas afirma que, no futuro, a ideia é receber até 120 estudantes.

Inicialmente, a Universidade da Singularidade oferecerá um curso de nove semanas de duração "voltado aos melhores estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo".

Assuntos do futuro
Entre as matérias disponíveis estão biotecnologia e bioinformática, nanotecnologia, robótica, inteligência artificial, computação cognitiva, ciências físicas e espaciais, assim como direito, finanças, política e ética.

Além disso, a universidade oferecerá cursos mais curtos de três e dez dias dirigidos a diretores e executivos, para "ajudar a determinar como estas tecnologias podem transformar suas empresas em cinco ou dez anos".

Mas, além de competitivo, o acesso à universidade não é barato. O programa principal de nove semanas custará US$ 25 mil para cada aluno e ainda não está claro o preço dos cursos para executivos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet