Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

curso

Começa nesta segunda-feira curso de combate a incêndios florestais em São José do Xingu

O município de São José do Xingu, 1.200 km a nordeste de Cuiabá, foi escolhido para sediar o 1° Curso de Hotshots no Estado, ministrado por técnicos do Serviço Florestal dos Estados Unidos (EUA), de 01 a 12 de março de 2010. O curso é uma realização do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.

O município de São José do Xingu, 1.200 km a nordeste de Cuiabá, foi escolhido para sediar o 1° Curso de Hotshots no Estado, ministrado por técnicos do Serviço Florestal dos Estados Unidos (EUA), de 01 a 12 de março de 2010. O curso é uma realização do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.


A capacitação é destinada ao aperfeiçoamento de prevenção e controle aos incêndios florestais em Mato Grosso. “O curso diz respeito às ações educativas de proteção ambiental nas terras indígenas. O Estado de Mato Grosso está presente na preservação da fauna e flora, como também nos trabalhos de sensibilização para se evitar as queimadas florestais”, disse o superintendente de Assuntos Indígenas, Alessandro Mariano.

O curso Hotshots foi criado pelo serviço florestal dos EUA, com a finalidade de aperfeiçoar a capacidade dos órgãos e ONGs integradas de monitorar, administrar e amenizar os impactos do fogo. “Os povos indígenas e os profissionais do Corpo de Bombeiros irão aprender técnicas de combate aos incêndios florestais, a parte prática. E no segundo momento, uma capacitação de teórica com todos os ensinamentos de prevenção florestal”, afirmou o superintendente.

GESTÃO DO FOGO
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo foi criado em 2005, com o objetivo de executar o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso. O comitê, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), é composto por nove órgãos e três entidades.

O curso Hotshots faz parte da preparação do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, para o período de queimadas e incêndios que ocorrem no Estado entre julho e setembro, também proporciona a padronização dos procedimentos operacionais que são aplicados em todo o mundo na área de combate aos incêndios florestais. A transferência de tecnologia, ainda é parte vital desse componente, onde novos equipamentos e conhecimento sobre o fogo são desenvolvidos e compartilhados entre os organismos cooperadores, e lançados constantemente nos mercados globalizados.

PARCEIROS

A capacitação é uma realização da Gestão do Fogo em parceria com a Superintendência de Assuntos Indígenas, vinculada à Casa Civil; Corpo de Bombeiros; Secretaria Estadual de Defesa Civil. São também parceiros da capacitação: Ong Aliança da Terra; Instituto Raoni; Operação Amazônia Nativa (Opan) e a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet