Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Liberada para consulta 2ª avaliação de políticas públicas em saúde e educação

Já estão disponíveis para consultas no site do Tribunal de Contas de Mato Grosso (www.tce.mt.gov.br) os resultados da segunda avaliação dos indicadores de Políticas Públicas nas áreas de Saúde e Educação. Os dados, devidamente atualizados, despontam nesta nova edição com um leiaute totalmente reformulado, mais dinâmico e funcional, deixando as informações mais acessíveis não só aos gestores públicos como à sociedade em geral.


Ao todo, são 10 indicadores para cada área – 10 para a saúde e 10 para a educação, sendo que também na segunda área citada as informações se desdobram em índices estaduais e municipais. Todos os dados de cada município, incluindo o comparativo com o desempenho médio nacional e estadual, estão dispostos em planilhas e infográficos. Facilitando ainda mais a visualização, num simples click de mouse sobre o cabeçalho do indicador, o leitor também poderá conferir os resultados dos municípios nas tabelas em ordem crescente ou decrescente.

Nas consultas, cidadãos, prefeitos e jurisdicionados em geral podem contar com dados que funcionam como um termômetro do desempenho das ações governamentais, ou seja, dos resultados obtidos na ponta do atendimento público.

A segunda avaliação é baseada em dados oficiais dos anos de 2007 e 2008, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministérios da Educação (IDEP) e Saúde (DataSus), incrementados ainda por uma novidade: as informações agora também são reforçadas por dados disponibilizados pelas Secretarias Estaduais dessas duas áreas de governo. Todo o trabalho de compilação e análise foi feito nesta edição exclusivamente por técnicos do Tribunal de Contas e estão à disposição de toda a sociedade mato-grossense. Ao acessar o site do TCE, basta conferir, no menu principal, o link Políticas Públicas.

O secretário de Desenvolvimento Institucional do TCE, Carlos Eduardo Amorim França, explicou que o TCE-MT já está trabalhando para que na próxima avaliação de políticas públicas os dados possam ser os do ano anterior ao da avaliação, fornecendo mais rapidamente, ao alcance de consultas, o retrato do desempenho dos municípios e do Estado nas áreas de saúde e educação. Para isso, a equipe técnica do TCE está trabalhando junto aos órgãos oficiais (SES, Seduc, MEC/IDEP, MS/Datasus e IBGE) para ter acesso rápido e, assim, antecipar as informações essenciais dos indicadores
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet