Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CHEIA

Chuvas fazem Araguaia subir acima da cota de alerta em ponte

A cota de alerta do Araguaia já foi atingida em Ponte Branca

Foto: Ricardo Miranda e Luiz Willian

Chuvas fazem Araguaia subir acima da cota de alerta em ponte
A região de Barra do Garças continua em alerta devido à quantidade de chuva que vem caindo na cabeceira do rio Araguaia, nos municípios de Ponte Branca, Araguaínha e Alta Araguaia. Na cidade de Ponte Branca, as fotos do antes e depois mostram a força da natureza com Araguaia subindo quase 20 metros, encostando-se à plataforma da ponte, acompanhe nas fotos.


Os paredões de pedra do rio Araguaia, na segunda foto, aparecem cobertos quase tocando na ponte. Segundo o policial Mendes, o nível do Araguaia em Ponte Branca está 2,5 metros acima dos outros anos, e subiu em torno de 6 metros com as chuvas de segunda a quarta-feira. “Se continuar chovendo assim o nível do rio pode passar a ponte” argumentou.

O susto maior ficou por conta da cidade de Araguaínha, onde alguns moradores foram retirados do habitacional João de Barro, construído às margens do rio. O rio Araguaínha também transbordou. A chuva na cabeceira do rio Araguaia proporciona também um espetáculo no município de Barra do Garças, onde o Araguaia recebe também as águas do rio Garças e transbordou ao ponto de atingir a escadaria do Porto do Baé, ponto turístico da cidade.

Centenas de pessoas aproveitaram esta quinta-feira (4) para fotografar e filmar o espetáculo proporcionado pela natureza. “Eu acredito que o período de cheia está acabando. A tendência é o rio voltar ao seu curso normal” explicou Lazaro, comerciante no Porto do Baé que apesar de opinião otimista aproveitou essa quinta-feira (4) para retirar freezers e equipamentos do quiosque que começou a ser tomado pela água.

O Corpo de Bombeiros acompanha de perto a situação orientando os ribeirinhos para estarem sempre atentos e aos barqueiros para terem cuidado com troncos e pedaços de pau que rodam muito neste período de cheia.

Vale lembrar que as principais enchentes aconteceram na década de 80 e recentemente 2003 o Porto do Baé e a ponte da Voadeira para o BNH ficaram submersas com o majestoso Araguaia represando os córregos. Um dos pontos de alagamentos em Barra do Garças, no bairro Zeca Ribeiro, teve a ponte de ligação coberta pela água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet