Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Municípios atendidos na Operação Arco Verde recebem patrulhas para produção sustentável

Os 20 municípios mato-grossenses da região da Amazônia Legal, atendidos pelo Mutirão Arco Verde Terra Legal, receberam do Governo Federal nesta quinta-feira (04.03), na Superintendência Regional do Ministério da Agricultura (Mapa), em Várzea Grande, um trator 4x4, carreta agrícola, grade aradora e uma plantadeira. A doação da patrulha mecanizada, uma para cada cidade, é o primeiro resultado da Operação Arco Verde realizado no Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso, em 2009.


“Não temos o direito de tirar as pessoas que vivem na região, mas temos a obrigação de mostrar a elas como fazer para continuar ali de forma correta, equilibrada e sustentável”, declarou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, lembrando que os equipamentos é apenas a primeira ação de uma série de projetos que serão implementadas ainda com o Governo do Estado e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As máquinas foram adquiridas pelo Mapa, que investiu cerca de R$ 5 milhões. O investimento em mecanização agrícola vai permitir ao pequeno agricultor melhores condições de produção, com maior renda e mais sustentabilidade. Os tratores e equipamentos agrícolas serão utilizados para práticas agropecuárias como aragem de solo, roçagem e plantio.

Durante a Operação Arco Verde “detectamos a necessidade dos municípios da região do Arco Verde de terem patrulhas mecanizadas e implementos agrícolas para levar aos pequenos produtores reais boas práticas agropecuárias, recuperar áreas degradadas e fazer lavoura de modo correto produzindo ao mesmo tempo”, revelou Portocarrero, ao lembrar que a primeira demanda que chegou foi essa das máquinas.

O Governo Federal, por meio dos ministérios que integram o Comitê Gestor, o Mapa, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), continuará comprometido com o programa e atento às demandas apresentadas na época dos mutirões nos municípios, como levar informação técnica, capacitar técnicos para difundir novas tecnologias, ajudar eles a comercializar a produção e resolver problemas sanitários.

Segundo o superintendente de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder/MT), Paulo Antônio Bilego, com esses equipamentos o pequeno produtor terá mais condições para produzir sem impactar o meio ambiente e também recuperar áreas degradadas.

Para o prefeito de Juina, Altir Peruzo, a atuação do Governo Federal, com a parceria do Estado, “buscado ações diversas para inverter a lógica de desenvolvimento que é baseada no desmatamento, na exploração dos recursos naturais, para uma lógica de produção sustentável que procura otimizar os recursos naturais, garantindo com a sua preservação a qualidade de vida daquela população”.

Participaram ainda da entrega das máquinas, o superintendente regional do Mapa, Francisco Costa, prefeitos dos municípios contemplados e representantes do MMA, MDA, Embrapa, entre outras entidades parceiras.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet