Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Programa de Habitação muda a realidade de famílias em Rondonópolis

"Eu tô muito feliz na minha vida, eu nasci de novo. O que eu mais queria era sossego, nessa idade a gente não agüenta mais sofrer, o meu sonho se realizou”. O desabafo é de dona Maria Alves, de 79 anos, aposentada. Ela foi uma das 95 pessoas que receberam as chaves da casa própria entregues oficialmente neste domingo (08.02), em Rondonópolis.


Dona Maria mora sozinha e não tem filhos e nem parentes na cidade, mas contou com a ajuda da presidente da Associação do bairro vizinho, Maria de Souza, para conseguir ajuda. Morando em Mato Grosso há décadas a aposentada conta que a casa antiga em que morava não tinha estrutura e comenta. “Ela tava em tempo de cair em cima de mim, o cupim comendo, eu tava vendo a hora de morrer com a casa caindo em cima de mim". A casa foi construída no lote de dona Maria, pelo qual ela tem um grande valor sentimental, pois vive ali há mais de 30 anos e foi a herança deixada pelo companheiro que morreu há seis anos.

As casas entregues foram construídas em parceria entre Governo do Estado e Cáritas Diocesana de Rondonópolis. Elas fazem parte do Programa Meu Lar e foram construídas na modalidade Bolsa de Materiais de Construção (BMC). Foram investidos R$ 720 mil num convênio que previa a construção de 80 casas, mais 15 casas foram feitas utilizando mão-de-obra da comunidade.

O Programa Habitacional é uma das obras de governo que atingem diretamente a vida das pessoas e transforma a realidade. De 2003 a 2008 foram 43 mil casas construídas e a meta do governo estadual é construir mais 17.520 nos próximos dois anos de mandato. O programa que prevê a construção de ‘uma casa por hora’, nas 17.520 horas que restam até dezembro de 2010 foi lançado na última semana. O representante do Governo do Estado na solenidade de entrega de chaves neste domingo, o chefe de gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes, entregou um DVD, com detalhes da campanha lançada, ao padre Lothar. “Nada traz mais dignidade a uma família que ter sua própria casa. Inspirado no trabalho desenvolvido pelo padre aqui em Rondonópolis, o governador Blairo Maggi contribuiu para a redução do déficit habitacional no Estado com a construção de casas populares”, comentou José Márcio.

A solenidade deste domingo tem um significado maior, apesar de não ser grande o número de residências entregues, trata-se das casas do Padre Lothar, como são conhecidas em Rondonópolis. O padre é referência nesse trabalho de moradia há quase 30 anos. Ele iniciou o projeto após a cidade ser assolada por uma enchente provocando grande número de desabrigados e não parou mais, depois em 1983 começaram os mutirões. Foram mais de 2.500 unidades habitacionais construídas.

Desde 2003 a construção de casas conta com a parceria do Governo do Estado. As famílias cadastram-se na Associação dos bairros, depois o supervisor de obras da Cáritas, Vanderlei Lima Pereira, faz uma visita e o levantamento social da real condição dos cadastrados. Após esse trâmite os beneficiados são definidos pelo critério de urgência (dependendo da situação das famílias). A prioridade é para pessoas casadas e com filhos.

É o caso de Elizabeth Ferreira dos Santos, 32 anos, casada há 11 anos e mãe de dois filhos, ela viu o sonho de morar em sua casa própria ser realizado com essa iniciativa. “Eu
estou muito feliz, a casa representa uma luta de 11 anos, eu e meu marido sempre batalhamos, trabalhamos e sempre pagando aluguel não conseguia sair. É muita alegria”, disse.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, destacou a importância da união que já ocorre entre Governo do Estado, Prefeitura, Igrejas e sociedade civil organizada para juntos amenizar o problema de déficit habitacional. Segundo ele, estimado em 10 mil famílias.

José Márcio Guedes, frisou que o governador Blairo Maggi se consolidará como um dos gestores que mais construiu casas na história de Mato Grosso.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet