Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Defesa Civil inaugura nova sede e presta homenagens

Ao completar 37 anos de fundação, a Defesa Civil do Estado inaugura nova sede, localizada na rua 5 (antigo prédio da Iomat), do Centro Político Administrativo (CPA), e realiza várias atividades em comemoração ao aniversário. A agenda começa às 8h30 com a palestra do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, cel PM Luiz Massao Kita, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Em seguida, militares, autoridades e convidados se deslocam ao novo prédio da superintendência em visita oficial às instalações onde participam da cerimônia de entrega da medalha ‘Mérito da Defesa Civil’.


Na ocasião, celebridades serão agraciadas com a mais alta honraria da Defesa Civil pelos relevantes serviços prestados ao Estado. “A Defesa Civil tem um importante papel na sociedade e queremos que as pessoas que nos ajudaram e nos ajudam a cumprir essa missão sejam reconhecidas pelo seu empenho e dedicação”, explicou o superintendente da Defesa Civil do Estado, major Pereira.

Pereira lembra ainda com pesar a recente perda do fundador da superintendência em Mato Grosso, Domingos Iglesias Valério, falecido no último domingo (06.03), dias antes de ser homenageado pela Defesa Civil. “Preparamos um grande momento para um grande homem. Doutor Iglesias sempre teve todo nosso respeito e admiração por ter sido um desbravador de Mato Grosso e a pessoa que fundou a Defesa Civil que temos hoje. Sem dúvida alguma nos fará muita falta”, disse o major ao ressaltar que o Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres levará o nome ‘Domingos Iglesias Valério’.

MEMÓRIA PÓSTUMA

O engenheiro era considerado um dos maiores especialistas do país em recursos hídricos, defensor incansável do Meio Ambiente, católico convicto, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenador da Defesa Civil do Estado por 31 anos (1974-2005).

O filho Ricardo, portador de Síndrome de Down, foi a grande inspiração que Domingos encontrou para trazer para Mato Grosso o movimento apaeano que começava a se consolidar no Brasil, fundando no Estado a primeira Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 6 de abril de 1970. Ele também foi um dos responsáveis pela fundação do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (CRIDAC) , órgão da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela formulação e execução da política de atenção à pessoa com deficiência. O órgão foi criado em 1976 pela então primeira-dama do Estado, Maria Ligia B. Garcia, sendo instituído como Fundação em 22 de dezembro de 1980 pela Lei 4.276 e em 13 de julho de 2004.

O engenheiro Iglesias também foi o responsável pela criação da Cruz Vermelha do Brasil em Mato Grosso, em 1988, quando as primeiras ações da entidade foram desenvolvidas no Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet