Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

meio ambiente

Sistema de biodigestor é alternativa para reduzir a emissão de gases

Aliar o crescimento econômico ao cuidado com o meio ambiente. Foi pensando nisso que a empresa Seara implantou o maior sistema de tratamento de dejetos de suínos do Brasil no Mato Grosso. O investimento de cerca de R$ 8 milhões foi feito na cidade ...

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Sistema de biodigestor é alternativa para reduzir a emissão de gases
Aliar o crescimento econômico ao cuidado com o meio ambiente. Foi pensando nisso que a empresa Seara implantou o maior sistema de tratamento de dejetos de suínos do Brasil no Mato Grosso. O investimento de cerca de R$ 8 milhões foi feito na cidade de Diamantino e foi inaugurado neste sábado (13).


O sistema, que gera energia através da utilização do gás metano exalado naturalmente pelos dejetos, chama a atenção pelo modo que é coletado e ainda pela possibilidade de reutilização da água após passar pela filtragem. A água extraída serve para a irrigação da lavoura da granja e também para a limpeza de toda a unidade.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, acompanhou a implantação do novo sistema e destacou que o Estado passa a ter no portfólio uma empresa com um sistema que é muito importante. “Aqui vemos algo que nos enche de orgulho. Vemos que é possível desenvolver atividades sem agredir o meio ambiente”, comenta Maggi.

A granja trabalha com 11 mil matrizes suínas por ano. Diariamente são processados cerca de 2 milhões de litros de dejetos nos biodigestores que separam os resíduos sólidos, líquidos e o gás metano. A empresa acredita que, se todo o gás retido fosse emitido no ar seria preciso plantar e preservar 15 milhões de árvores nativas para a compensação.

O diretor geral da Seara, Mayr Bonassi, disse que o investimento foi feito pela razão legal e também pela consciência. “Esse sistema biodigestor é um exemplo para o Brasil e para o mundo de que se pode ganhar dinheiro obedecendo as leis ambientais”, afirma Bonassi.

O novo sistema foi acompanhado pelo deputado federal Wellington Fagundes. Para ele, este investimento vai gerar benefícios para a empresa, com a geração de energia, e principalmente para o meio ambiente, pois o gás gerado pelos resíduos não vão para o ar.

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, recepcionou a comitiva composta pelo presidente do grupo Marfrig, Marcos Molina, deputados federais, secretários estaduais e lideranças da região.

Na sexta-feira (12) a Seara juntamente com o governo do Estado assinou um documento de intenção para que seja implantado um frigorífico da empresa em Jaciara.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet