Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Educação

"No primeiro dia não sabíamos o que fazer", diz pró-reitor da UFABC sobre falha na lista de espera

No primeiro dia de matrícula da UFABC (Universidade Federal do ABC), os funcionários da instituição desconheciam as alterações que haviam ocorrido na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingresso na graduação.


"No primeiro dia não sabíamos o que fazer, depois registramos o nome de alguns dos candidatos que tiveram problema, mas não chegou a cinco", explica o pró-reitor de graduação da UFABC, Derval dos Santos Rosa. A universidade colocou 1.500 vagas de seu bacharelado de ciência e tecnologia nessa primeira edição do Sisu -- e foi o curso mais procurado.

Rosa explica que, até a tarde desta terça-feira (16), a universidade só havia recebido um mandado para matricular um estudante que não tinha certificado de conclusão do ensino médio, que tinha sido convocado na primeira etapa do sistema. Outros vestibulandos que conseguiram liminar na Justiça, acredita o pró-reitor, devem ter entrado com processo contra o ministério. "É difícil, porque é uma questão dinâmica: podemos receber essas decisões a qualquer hora, não tem como controlar isso", explica.

Ação judicial
Candidatos que perderam a vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) após a alteração do resultado da lista de espera, ocorrida no último domingo (14), pretendem acionar a Justiça para garantir a graduação, caso não sejam convocados nas próximas chamadas. Os estudantes esperam nova convocação das universidades, que devem divulgar mais informações nesta quarta-feira (17).

Em relação a esse problema, Rosa diz que o prejuízo é "inicial": "Esses candidatos não perderam a vaga ainda, pois haverá novas convocações", diz. Ao final da entrevista, a universidade havia acabado de receber um mandado judicial relacionado ao erro no Sisu.

Ponto positivo
Apesar do problema da lista de espera, o pró-reitor avalia que o Sisu foi positivo para a UFABC. "Como somos uma universidade nova, tínhamos muita evasão para a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Hoje, caso sobrem vagas, temos na lista de espera 3.720 nomes, ou seja, há grande probabilidade de preenchê-las", afirma.

Dias atrás, quando questionado sobre o desempenho do Sisu, o ministro Fernando Haddad apresentou uma avaliação positiva: "Os estudantes com quem conversei saudaram o sistema", disse na semana passada em passagem por São Paulo.

Alteração do sistema
O MEC (Ministério da Educação) alterou o resultado da lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), divulgado no último domingo (14). Com isso, estudantes que constavam como aprovados, verificaram posteriormente que não haviam passado.

De acordo com o ministério, uma determinação da Justiça fez com que fossem incluídas matrículas extras no sistema, após a publicação do resultado, às 14h20 do domingo. Estes registros teriam diminuído a oferta de vagas em cada instituição e eliminado vestibulandos anteriormente aprovados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet