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Segunda-feira, 06 de maio de 2024

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Dnit abre licitação para pavimentar trecho ligando Nortão ao Araguaia

Foto: Reprodução

Dnit abre licitação para pavimentar trecho ligando Nortão ao Araguaia
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) avisou hoje, por meio do Diário Oficial da União, que vai abrir licitação para pavimentação de 180 quilômetros da BR-242 em Mato Grosso. O trecho será dividido em quatro lotes e os editais estarão disponíveis para os interessados na próxima sexta-feira, na sede do Dnit, em Brasília, ou no site da autarquia. A entrega das propostas está programada para 22 de abril.


O pedaço da rodovia federal a ser pavimentado é de Nova Ubiratã até a MT-130. No dia dez de fevereiro foi realizada uma audiência pública na Superintendência do Dnit, em Cuiabá, com objetivo de apresentar e discutir o projeto.

Lideranças do agronegócio do estado acompanharam as discussões como o coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja e do Movimento Pró-Logística, Marcos da Rosa. A pavimentação da rodovia representará uma nova opção de escoamento da safra do Nortão e do Médio Norte.

O representante da Aprosoja não concorda com a mudança de trajeto, cobrada por parte dos moradores de Nova Ubiratã. As pequenas comunidades rurais do município reivindicam um desvio de pouco mais de 40 km para que a pavimentação da BR-242 possa beneficiar a comunidade local, contribuindo assim para o desenvolvimento de Nova Ubiratã e de outras cidades vizinhas.

No total, o trecho entre Sorriso e Ribeirão Cascalheira tem 580 km. O Exército é o responsável pela elaboração do plano de trabalho e também tem interesse em ser parceiro nas obras. O capitão do Exército do Batalhão de Engenharia de Brasília, Inácio de Souza, informou que essa vontade já foi externada informalmente pelos seus superiores ao diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot.

A elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e de possíveis alternativas de traçado começou em setembro de 2008, quando o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro (DEC) contratou, por R$ 8.7 milhões, a pedido do Dnit, a Fundação Ricardo Franco para verificar as possibilidades.

A pavimentação da 242 é uma cobrança antiga do setor produtivo do Médio Norte de Mato Grosso, já que é considerada um importante corredor multimodal e estrutural, que cortará Mato Grosso de Leste a Oeste e ligará a região a outras vias de escoamento da produção Mato-grossense, barateando o frete.

A rodovia também está inclusa na lista de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois de conclusa, poderá possibilitar o escoamento da safra matogrossense pelo Porto de Itaqui, no Maranhão. Para isso, seria necessário pavimentar outro trecho da BR-242 no Estado de Tocantins, da divisa com Mato Grosso até a cidade de Formosa do Araguaia.
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