Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cultura

segredo

Rubem Fonseca deixou editora após recusa de publicar "discípula"

Rubem Fonseca deixou editora após recusa de publicar
Um dos segredos mais bem guardados do mercado editorial brasileiro zanzou por uma semana num cubo branco de 3m x 4m dentro de uma livraria em Pinheiros, São Paulo. Ali morou até ontem a escritora Paula Parisot, numa performance para lançar seu romance "Gonzos e Parafusos".


Segundo reportagem publicada na Folha desta quinta-feira (18), assinada por Fabio Victor, Paula foi o pivô da saída do escritor Rubem Fonseca da Companhia das Letras, no ano passado, após 20 anos na editora. Após o rompimento, Fonseca mudou-se para a Agir, do grupo Ediouro.

A íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

De acordo com a reportagem, foi a insistência de Fonseca para que a Companhia publicasse "Gonzos e Parafusos" a causa da saída.

Paula é amiga e discípula literária do escritor. Anteontem, contrariando sua famosa reclusão, ele viajou do Rio, onde vive, a São Paulo para participar da performance dela.

Em 2007, Paula publicou seu primeiro livro, de contos, pela Companhia das Letras. No ano passado, ofereceu o romance, mas, segundo a editora, não houve acordo para a publicação.

Segundo a Folha apurou, Fonseca intercedeu de uma forma que não agradou a Companhia. O escritor nega ter sido esse o motivo da saída e a editora se recusa a comentar.

Apesar da mudança de editora, o escritor não desistiu de ajudar Paula. Enviou os originais de "Gonzos e Parafusos" para a editora Leya, que a contratou e investiu para lançar o romance.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet