Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cultura

cultura

Prefeitura lança Núcleo de Produção Digital em Museu de Rondonópolis

A Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Rondonópolis realizou ontem (22), no Museu Rosa Bororó, reunião onde foram colocadas em pautas os projetos e ações da pasta para 2010. Na ocasião foi anunciada também a criação do Núcleo de Produção Digital, gerência que terá o objetivo de formar e preservar a memória do segmento audiovisual do município.


O técnico Vicente Albuquerque de Maranhão, que vai assumir o núcleo, esclareceu aos presentes que a instalação da gerência faz parte do programa federal “Olhar Brasil”. ‘O programa visa a lógica do processo de instalação da cadeia de produção do audiovisual por meio da capacitação ou então da descentralização e o acesso aos recursos para a cadeia produtiva’.

Participaram da reunião a Coordenadora de Cultura do município, Sandra Turcato, o presidente e a vice-presidente da Associação dos Amigos do Museu Crisóstomo da Silva Franco e Harolda Doete Silva, além de outros membros da diretoria da associação; o presidente do Conselho de Cultura Max Ferreira e o auxiliar do Museu João Barbosa dos Santos. Sandra abriu a reunião explicando as ideias a serem desenvolvidas pelo museu durante 2010.

‘Este ano o museu contará com uma verba de R$ 500 mil, conseguidos por meio de emenda proposta pelo senador Gilberto Goellner. Este montante possibilitará a instalação do núcleo e a reestruturação do próprio museu, que passará por mudanças para possibilitar uma maior interação com a população’, destacou a coordenadora. O museu contará também com uma verba de R$ 100 mil do Ministério da Cultura para a formação de técnicos.

O futuro gerente do núcleo declarou que o trabalho iria focar os esforços na preservação da memória do município por meio da digitalização de fotos e documentos. ‘Iremos sistematizar e digitalizar o acervo do Museu, realizar o registro dos depoimentos dos pioneiros por meio de um documentário. Toda a reserva técnica deve ter uma série de cuidados, tendo em vista que tais documentos tem suas particularidades no processo de conservação’, pontuou Vicente.

O gerente complementou que irá começar, a partir de abril, junto à equipe, a trabalhar a catalogação e digitalização desses documentos por meio do processo seletivo digital. Além de incluir o museu no banco de dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). ‘Já este ano nos iremos ainda participar pela 1ª vez da Semana Nacional dos Museus’.

Vicente informou que a gerência vai trabalhar na criação de editais simplificados para trazer capacitação de técnicos em museologia, cadastra-lo para que ele faça parte do catágolo de museus nacionais e assim receber benefícios. Lembrou também que este é o primeiro núcleo de produção implantado no estado.

Reunião - O presidente do Conselho disse durante a reunião que ficou feliz com a importância que o atual governo tem dado a cultura e informou ao novo gerente a necessidade de realizar oficinas para qualificar categorias relacionadas a pasta, enquanto Crisóstomo ressaltou algumas propostas que a associação tem realizado, como o encontro da diretoria da associação, composta por 25 integrantes.

As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet