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Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Zynga faz nova campanha para Haiti retendo 50% no "FishVille"

A empresa Zynga, que já havia obtido US$ 1,2 milhão para si durante campanha realizada ao Haiti em 2009, no game "FarmVille", resolveu obter lucros em nome de campanha humanitária ao país caribenho outra vez, agora no jogo "FishVille".


Nesta terça-feira (23) à noite, uma mensagem foi enviada aos fãs da página do game de aquário virtual "FishVille" na rede social Facebook, anunciando a nova campanha.

O jogo deixa claro, como se pode ver na imagem acima, que somente 50% do arrecadado com as vendas de um peixe virtual --o bodião--, serão destinadas ao Haiti.

Neste caso, a campanha especifica que o objetivo é obter "água potável e saneamento para 50.000 haitianos", em celebração à Semana Mundial da Água.

Em 2009, o game de fazenda virtual "FarmVille" realizou uma campanha similar, em que 50% do arrecadado com o bem virtual "milho branco" --que resultou em US$ 2,4 milhões-- seria destinado ao Haiti.

Respondendo a reportagem da Folha Online sobre o assunto, a empresa havia alegado que outras empresas doam porcentagens ainda menores em campanhas de doação.

No entanto, no caso de bens virtuais, fora o webdesign, por exemplo, não há custos de produção de bens como no caso das empresas citadas pela Zynga, que incluem McDonald´s e Starbucks.

Além disso, especialistas sobre Ética e redes sociais afirmaram que doações não deveriam depender de lucros e a prática seria inadequada. É essa também a opinião de 85% dos mais de 5.000 leitores que responderam a enquete a respeito.

Arte/Folha Online

Comparativo com algumas empresas que anunciaram doações a partir de vendas de seus produtos

Além da clara divisão da arrecadação da campanha de 2009, a Zynga também foi criticada por seus métodos em campanha de janeiro, logo após o terremoto no Haiti. A Zynga afirmou que doou 100% dos recursos obtidos durante essa campanha, o que resultou em US$ 1,5 milhão --segundo confirmou a ONU--, obtidos em 5 dias a partir de 15 de janeiro.

A campanha de janeiro passava por etapa intermediária de compra de dinheiro virtual do jogo e um design que poderia confundir usuários. Com isso, seria possível que a empresa obtivesse recursos além do efetivamente doado pelos jogadores.

O game "Farmville" tem quase 80 milhões de usuários no mundo --por volta de 20% do total de usuários do Facebook. No Brasil, o aplicativo é o mais popular entre usuários dessa rede social: 1,125 milhão de pessoas estiveram no jogo em janeiro (por volta de 15% dos usuários brasileiros do site), de acordo com dados do Ibope.
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