Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura de Cuiabá realiza lançamento do Peixe Santo 2010

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico realiza nesta quinta-feira (25-03), as 20:00h, no mercado do Porto, o lançamento do Projeto Peixe Santo 2010.


Este ano na décima nona edição do projeto, segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra a novidade ficará por conta da inclusão dos produtores do Cinturão Verde, Pedra 90, que fazem parte do Projeto Peixe Nosso.

“Com o passar dos anos, o “Peixe Santo” se consolidou junto à Comunidade cuiabana, em 2004 a quantidade comercializada não ultrapassou as 170 toneladas, em 2005, primeiro ano da atual administração foi comercializado 320 toneladas de peixe”.
“No ano de 2009, o volume comercializado chegou a 450 toneladas, do mesmo modo, os postos de 2004, passaram para 115 no ano passado, com isso podemos dizer que o objetivo do projeto está sendo alcançado e aprimorado a cada ano que se passa”, explicou o secretário.

Conheça a história do Peixe Santo:

O Projeto Peixe Santo foi criado pela Prefeitura de Cuiabá em 1991. Desde o seu início ele objetiva garantir peixes a preços mais acessíveis, no período da Semana Santa e também preservar a tradição religiosa pela procura do produto neste período, onde é comum a elevação do preço do pescado.

Para executar o Projeto Peixe Santo, a Prefeitura de Cuiabá designou uma equipe de profissionais para iniciar um trabalho junto as colônias de pescadores. O público alvo foi ampliado nos últimos anos, com a inclusão dos piscicultores da Baixada Cuiabana, que puderam colocar seus produtos diretamente ao consumidor, abrindo espaço em locais de grande fluxo populacional, proporcionando dessa forma melhores condições de comercialização do peixe, com um preço mais acessível a população e de acordo com as condições dos produtores.

Com o passar dos anos, Projeto se concretizou, registrando uma comercialização cada vez maior. Um exemplo disso são os registros referentes a 2005, primeiro ano da administração Wilson Santos, quando foram comercializadas 320 toneladas de peixe. No ano de 2009, o volume comercializado chegou a 450 toneladas.Os postos, que eram cerca de 50 em 2004, passaram para 115 no ano passado, espalhados por toda a cidade.

Para este ano, a Prefeitura de Cuiabá prevê um incremento de 30 toneladas nas vendas, já que foram incorporados ao processo os produtores do Projeto Peixe Nosso.

Para realização do Peixe Santo, a prefeitura/ Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico conta com parcerias da, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Aquamat, Piscicultores da Baixada Cuiabana, Sebrae/MT e Polícia Militar de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet