Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bolsas asiáticas fecham em queda; HK perde 2,3%

Os principais mercados da Ásia estenderam as perdas nesta quinta-feira, com preocupações sobre a piora da economia global e pessimismo em relação ao plano de resgate do sistema bancário dos Estados Unidos.


As preocupações referentes aos fracos rendimentos das empresas e a ausência de detalhes sobre o plano de resgate dos bancos norte-americanos derrubaram a Bolsa de Hong Kong pela segunda sessão seguida. O índice Hang Seng caiu 310,91 pontos, ou 2,3%, e encerrou aos 13.228,30 pontos

Na China, os investidores continuaram o movimento de realização de lucros, após os fortes ganhos recentes, o que levou a Bolsa de Xangai a fechar em queda pelo segundo pregão seguido. As ações de estaleiros, contudo, tiveram desempenho acima da média, com notícias de que o Conselho de Estado aprovou um plano de estímulo para o setor. O índice Xangai Composto recuou 0,6% e encerrou aos 2.248,09 pontos. O Shenzhen Composto subiu 0,94% e fechou aos 723,12 pontos.

A manutenção da estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan fez a moeda chinesa apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. Mas os números sobre o suprimento de dinheiro da China aumentaram as esperanças de que o yuan possa se valorizar no curto prazo. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8342 yuans, de 6,8333 do fechamento de quarta-feira.

As contínuas preocupações sobre uma piora da economia global fizeram a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentar o pior fechamento em uma semana, após quatro sessões consecutivas de ganhos, nas quais o índice avançou 4,2%. O índice Taiwan Weighted caiu 2,4% e terminou aos 4.466,42 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul foi puxada para baixo pelas ações de bancos e por vendas programadas no vencimento de opções. O índice Kospi baixou 0,9%, para 1.179,84 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, pelo segundo dia consecutivo fugiu à tendência dominante nos demais mercados e fechou com o índice S&P/ASX 200 marcando alta de 1,2%, aos 3.514,3 pontos.

Os ganhos nas bolsas de Nova York ajudaram a Bolsa de Manila, nas Filipinas, a fechar em alta. O índice PSE avançou 1,4%, aos 1.924,10 pontos. 

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa, por conta de elevação da aversão ao risco e pelo declínio nos mercados europeus. O índice Straits Times caiu 2,1% e fechou aos 1.684,96 pontos.

O mercado indonésio encerrou em leve alta, recuperando-se de baixa intraday por conta de compras de caçadores de ofertas em papéis de bancos depois de recentes quedas. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,1% e fechou aos 1.325,42 pontos.

Às 7h45 (de Brasília), o índice SET da Bolsa de Bangcoc caia 0,74%, aos 440,81 pontos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, declinou 0,3% e fechou aos 894,60 pontos, devido a realizações de lucros que reverteram ganhos do começo da sessão. As informações são da Dow Jones
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet