Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Valor do spread bancário praticado no Brasil preocupa o governo

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, criticou hoje (11) os valores praticados atualmente no spread bancário no Brasil. Segundo ela, a situação do sistema financeiro internacional é muito mais grave do que no Brasil, e aqui o spread é mais caro. O spread é a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que cobram na concessão do empréstimo.


“Lá fora, o spread é cinco pontos percentuais. Aqui não pode ser 30. A situação deles é muito mais grave do que nós sequer sonhamos, porque os nossos bancos estão inteiros. Temos um sistema financeiro robusto. Além disso, temos bancos públicos também muito robustos”, disse. Segundo ela, o governo federal se preocupa com a questão do spread.

“O governo todo ficou muito preocupado com essa modificação do custo imediatamente. Mas o governo não está parado, tomou todas as providencias possíveis. O governo brasileiro não é mais parte do problema, é parte da solução”, disse, lembrando que o Banco Central está cuidando de perto da questão dos juros básicos.

Dilma também analisou a evolução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ela, antes o PAC era uma “vaquinha magra”, porque não tinha projetos nem licenciamentos. “A vaquinha foi engordando. Conforme o tempo passava, a vaquinha passou a ter projetos, a fazer licitação, começar obras, e ela está engordando, virou uma vaquinha bem gordinha. Está passando para uma vaquinha de raça de primeira linha”, comparou a ministra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet