Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projeto De Cara Limpa Contra as Drogas homenageia parceiros e lança diretrizes para 2010

As diretrizes do “Projeto De Cara Limpa Contra as Drogas” para o ano de 2010 foi apresentada na tarde desta quinta-feira (24.03), pela Polícia Judiciária Civil. A reunião contou com a presença de professores, alunos e parceiros do projeto de prevenção ao uso e combate ao tráfico de drogas. Durante o evento a Instituição entregou aos parceiros e colaboradores uma homenagem, na forma de diploma e placa, pelo apoio às ações do programa executadas em 2009.


O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, reforçou a importância das parcerias firmadas pelo projeto, das quais, segundo ele, não seria possível levar a mensagem para tantas escolas e alunos. “Firmamos parcerias com o Município, com o Estado e várias empresas privadas que permitiram chegar até jovens e crianças antes das drogas”, salientou.

Conforme o diretor, para 2010 o Projeto pretende alcançar um público maior e por conta disse será levado para municípios do interior do Estado. “Vamos trabalhar para que o Estado esteja presente em mais locais e mais jovens tenham um rumo melhor. Se conseguirmos atingir uma criança apenas, já valeu”, concluiu.

Neste ano, o Projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas”, será implantado no bairro Pedra 90, em Cuiabá e na região do grande Cristo Rei, na cidade de Várzea Grande. Além da região metropolitana, a projeto também será executado no município São José dos Quatro Marcos. Os municípios de Marcelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, São José do Rio Claro, Itiquira e Guiratinga, conheceram as ações do projeto e se preparam para coloca-las em práticas nas regiões.

O secretário Estadual de Educação, Saguás Moraes Souza, parabenizou a Polícia Judiciária Civil pela iniciativa em trazer para a Capital as ações do projeto De Cara Limpa Contra as Drogas iniciadas no município de Campo Novo do Parecis pela delegada Elaine Fernandes, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). “A questão do combate às drogas tem que envolver todos os órgãos públicos. É de fundamental importância atingir todo o Estado”, afirmou.

Ao todo, 39 parceiros contribuíram de forma direta e indiretamente para a realização das atividades do De Cara Limpa Contra as Drogas, no ano de 2009. Se contar o número de pessoas envolvidas, nos concursos, nos teatros, oficinas e eventos do projeto chega a 8.750 participantes. Dentro das unidades de ensino, as ações do programa atingiram 19 mil alunos, matriculados em 24 escolas da Região Norte de Cuiabá.

Das escolas que aderiram ao projeto, 16 com um universo de 5.500 alunos são da rede municipal. O secretário municipal de Educação Carlos Carlão do Nascimento, destacou que a droga é um problema enfrentado em todas as escolas, principalmente naquelas localizadas na periferia e por isso as ações do Projeto foram ao encontro das diretrizes da Secretaria.

O Programa de Ação Social da Unimed, o PróUnim, foi o primeiro parceiro a formaliza convênio com a Polícia Civil. A presidente do PróUnim, Ivana Pigatto Kamil Fares, disse que desde o primeiro contato já acreditou muito na proposta do projeto. “Você vê a credibilidade da Polícia em fazer um trabalho como esse, fundamental para a comunidade. Afinal, a repressão é importante, mas a educação é muito mais. Em 2010 seremos parceiros de novo”, declarou.

Cultura, educação e lazer são as principais formas de alertar crianças e adolescentes para uma vida saudável longe das drogas. Com essa proposta, a Campanhia de Teatro Art Negus durante as fases do projeto levou seu humor na peça teatral que tirou riso de muitos estudantes nas escolas e da platéia no auditório da Polícia Judiciária Civil. Para o ator Augusto Figliaggi, o trabalho é bastante motivador. “Gostamos de trabalhar com a imagem do palhaço de maneira a mudar a realidade das pessoas. No caso do projeto foi ainda mais importante, devido ao seu contexto social”, afirmou.



Assessoria/PJC-MT

Projeto De Cara Limpa Contra as Drogas presta homenagens a parceiros e lança diretrizes para 2010.
A delegada Elaine Fernandes, gerente executiva do projeto, disse que neste ano, o projeto vai corrigir falhas para “acertar o que não foi possível fazer em 2009”.

DIRETRIZES PARA 2010

A diretora adjunta da Polícia Judiciária Civil, Thaís Camarinho, apresentou um pouco do trabalho desenvolvido e os investimentos de toda a ordem feitos ao projeto. Cerca de 94 mil foram gastos nas ações executadas pelo Projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas” que vão desde a divulgação as contribuições dos parceiros como doação de camisetas, água, entre outros.

Os resultados alcançados pelo projeto também foram mostrados. Os homicídios, um dos critérios analisados para implantação, apresentaram redução de 14% na região Norte de Cuiabá, onde as ações foram desenvolvidas. No comparativo dos anos de 2008 e 2009, os crimes caíram de 99 casos para 85 homicídios na região do CISC Planalto. Os crimes contra o patrimônio (roubo e furto) tiveram queda de 7% para os roubos e 29% para os furtos. “Podemos considerar que tivemos uma efetividade do projeto”, analisa a diretora adjunta.

“Os números também nos levam à próxima área do projeto”, complementa Thaís Camarinho. As ações do Projeto De Cara Limpa Contra as Drogas serão levadas para o bairro Pedra 90. A escolha obedeceu aos mesmos critérios da etapa anterior. A base são os índices de criminalidade, cujos indicadores mostram um crescimento nos crimes contra a vida. Na região ocorreram 58 homicídios no ano de 2008 e 72 em 2009, um acréscimo de 24%. A região do Pedra 90 foi a mais violenta com 14 casos.

“Com ações pontuais queremos atingir resultados qualitativos”, finalizou a diretora adjunta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet