Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

Bolsa espera definição sobre 'bad bank' nos EUA

A superterça começa com os investidores cautelosos enquanto aguardam o anúncio do novo plano de resgate do sistema financeiro nos EUA pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, previsto para as 14 horas. O índice Bovespa deve ficar de lado até o começo da tarde. Logo após a abertura do pregão, o Ibovespa à vista registrava alta de 0,31% a 42.231 pontos, na contramão das bolsas norte-americanas e europeias. O que o mercado financeiro mais quer saber é se será mesmo criado um "bad bank" (banco ruim) nos EUA para absorver ativos tóxicos e como seria o funcionamento desse banco.


A preocupação com a saúde do setor bancário cresceu hoje após o jornal japonês Nikkei ter informado que os bancos russos estão pedindo que o governo pressione os bancos estrangeiros para reescalonar empréstimos avaliados em até US$ 400 bilhões. A Associação dos Bancos Regionais da Rússia negou a notícia.

Mas a agenda do dia nos EUA reserva outras emoções, como a votação no Senado, às 15 horas, da proposta de estímulo econômico no valor de US$ 838 bilhões. Além disso, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, depõe no Congresso sobre os esforços para prover liquidez no ambiente de crise, às 16 horas. Mais tarde, às 17h30, Geithner dá esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos do Programa de Alívio aos Ativos Problemáticos (Tarp).

O destaque corporativo na Bovespa hoje são os balanços da Brasil Telecom (BrT), da Souza Cruz e do Banco Indusval que saem após o fechamento. Na Bovespa, acontecem às 14h e 14h15, respectivamente, os leilões de compra de ações da Vigor e da Leco, para o fechamento do capital das empresas, ambas adquiridas pelo grupo Bertin.

As ações do frigorífico Friboi, da Perdigão e da Sadia devem repercutir a notícia do jornal Folha de S. Paulo de que o governo brasileiro vai isentar o setor de produção animal do pagamento de IPI, PIS e Cofins na compra de insumos para produção voltada à exportação.

Ontem, o mercado de ações realizou lucros na esteira do adiamento para hoje do plano de socorro do setor financeiro nos EUA. Depois de operar em alta a maior parte do dia, o Ibovespa inverteu a mão durante a tarde e fechou em baixa de 1,53%, aos 42.100 pontos, interrompendo quatro sessões seguidas de alta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet