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Quinta-feira, 02 de maio de 2024

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LAMENTAÇÃO

Ferronorte está fora do PAC 2 e causa revolta no setor produtivo

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo Federal nesta segunda-feira (29), frustrou parte do setor produtivo de Mato Grosso. Isso porque, o trecho da Ferronorte, entre Rondonópolis e Cuiabá, ficou de fora do pacote de quase R$ 1 trilhão anunciado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT).


Por outro lado, a ferrovia Centro Oeste com 1600 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Uruaçu (GO) até Lucas do Rio Verde, e que custará cerca de R$ 5 bilhões à União, está incluída no PAC 2.

O vereador Francisco Vuolo (PR), presidente do Fórum Pró-ferrovia, ficou indignado com a falta de comprometimento e de vontade política do governo Federal para a conclusão da Ferronorte, que por sete anos ficou parada em Alto Araguaia. Somente após a primeira edição do PAC, é que a obra foi retomada e a previsão é que chegue até Rondonópolis no próximo ano.

“Não há justificativa e não quero ficar aqui fazendo acusações, apenas lembrar que é preciso ter vontade política e tem de começar pelo governo Federal”, declarou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Segundo Vuolo, para a chegada da Ferronorte até Cuiabá bastariam R$ 700 milhões de investimento para a conclusão de 200 quilômetros da ferrovia. No entanto, como presidente do Fórum Pró-ferrovia, o parlamentar está organizando um movimento para cobrar um posicionamento do governo Federal.

O parlamentar garante que há possibilidade de uma flexibilização no programa para que Cuiabá seja atendida no PAC 2. O republicano alega também que a ministra Dilma, em sua vinda à Capital, sinalizou positivamente pela inserção do trecho Rondonópolis – Cuiabá na segunda etapa do PAC 2, porém no mapa divulgado nesta segunda da malha ferroviária, a obra está orçada apenas para estudo.

A Ferronorte é uma concessão federal, atualmente, concedida para a empresa privada ALL. Em 1975, Vicente Vuolo, deputado federal pelo Mato Grosso, apresentou Projeto de Lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação e o projeto inicial previa que a ferrovia saísse de Aparecida do Taboado (MS) até Cuiabá – Santarém e Cuiabá – Porto Velho.

Francisco Vuolo contou ainda que a Ferronorte é responsável por 45% do escoamento da safra, totalizando 12 milhões de tonelada/ano.
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