Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Mais 220 famílias contempladas pelo PHBB recebem títulos de casas em Cuiabá

220 moradores do Jardim Aroeiras receberam nesta segunda-feira (29) o tão sonhado título que regulariza o imóvel em que moram há 7 anos. Os Contratos de Concessão de Direito de Real de Uso (CDRU’s) foram entregues pelo prefeito Wilson Santos e o secretário de Habitação João Emanuel de forma gratuita. Titulares de outras pastas e lideranças comunitárias prestigiaram a solenidade, realizada na Escola Estadual Professora Diva Hugueney, no Jardim Aroeiras.


Essas famílias foram contempladas com unidades habitacionais construídas através do Programa Habitar Brasil – BID (PHBB), em outubro 2003, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Todas elas viviam em áreas de ocupações irregulares em oito bairros da Capital (Nova Conquista, 1º de Março, Centro América, Altos da Serra, Dr. Fábio Leite, Três Barras, João Bosco Pinheiro, Jardim Brasil) situados às margens da micro-bacias do córrego Três Barras.

A funcionária pública aposentada, Nelina Alves de Campos Carollo, lembra da triste situação em que vivia no bairro Doutor Fábio e do desespero de ter perdido tudo na enchente de 2001. “Nunca pensei em conseguir sair daquela situação, a forte chuva levou tudo, fiquei sem nada mesmo, roupas, móveis, e até a nossa casinha foram levadas pela enxurrada”, recorda emocionada. Hoje comemora com orgulho a nova moradia, e agora com o título da casa em mãos. “Esse documento nos dá dignidade e segurança de saber que a casa que moramos é nossa”, disse dona Nelina.

Também a cabeleireira Ângela Augusta de Melo comemora a conquista. “Agora com o título em mãos, vou poder fazer empréstimo e ampliar a nossa casa. Estou muito feliz, não tenho palavras”.

Para o secretário João Emanuel essa é mais uma promessa cumprida pela atual administração municipal. “São famílias que saíram da faixa de perigo constante por causa de enchentes, e agora estão em imóveis seguros, e que agora recebem os documentos que legitimam como verdadeiros proprietários do imóvel”, observou.

O prefeito Wilson Santos lembra que nenhuma família contemplada pelo PHBB terá custo para adquirir o documento definitivo que regulariza o imóvel em que moram. “Vocês, heróis, que permaneceram em seus lares, e não os venderam diante das primeiras dificuldades, já podem procurar o cartório para fazer a escritura da sua casa, sem nenhum custo”.

O Jardim Aroeiras surgiu para atender famílias desabrigadas pela enchente de 2001 e que viviam em situação de venerabilidade social. Com a construção do conjunto habitacional, por meio do Habitar Brasil/BID (PHBB), a Prefeitura entregou aos moradores do bairro uma Creche para atender 70 crianças com idade entre 1 ano e 19 meses a 4 anos e 9 meses, um Centro Comunitário, uma Praça, além de estação de tratamento de esgoto e água canalizada e tratada, e também em parceria com o Governo do Estado construiu Escola Estadual Professora Diva Hugueney, com quadra coberta e piscina semi-olímpica.

João Emanuel ressalta que tem orgulho de integrar administração de Wilson Santos que é o prefeito que mais entregou títulos de regularização fundiária na história de Cuiabá. Já são quase 15 mil CDRU’s entregues desde 2005, desse total 55% foram entregues na gestão do progressista João Emanuel.

Na semana passada, 140 CDRUs foram entregues as famílias Jardim Umuarama 2 também atingidas pela enchente de 2001 e que viviam em áreas de risco.

Nesta terça-feira(30), a Prefeitura entrega mais 149 CDRU’s aos moradores do Jardim Paraná – “Residencial Coronel Estevão Torquato” também contemplados pelo PHBB. A solenidade acontece na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério do Santo Amaro, no Jardim Paraná.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet