Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Irlanda recapitaliza três bancos e nacionaliza duas entidades mutualistas

O ministro das Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, anunciou nesta terça-feira um plano de resgate bancário com a injeção de 8,3 bilhões de euros no nacionalizado Anglo Irish Bank; a recapitalização dos grupos Allied Irish Banks (AIB) e Bank of Ireland (BofI), que já receberam, cada um, 3,5 bilhões de euros; e nacionalização de dois organismos mutualistas.


"Após ter estabilizado nossas finanças públicas, devemos avançar em direção à etapa final da estabilização de nosso sistema bancário", explicou o ministro ante o Parlamento.

Lenihan martelou ante os parlamentares que a nacionalização total ou parcial dos cinco maiores bancos do país, prevista pelo plano, era "a menos pior das soluções".

O Estado vai injetar 8,3 bilhões de euros em capitais suplementares no Anglo Irish Bank, instituição que havia sido nacionalizada no início de 2009. O ministro acrescentou que ela poderá ainda precisar de dez bilhões de euros em capitais após esta injeção para realizar a sua reestruturação.

O Estado também vai ajudar a recapitalizar os grupos bancários Allied Irish Banks (AIB) e Bank of Ireland (BofI), depois de já ter concedido 3,5 bilhões de euros a cada um.

Com isso, ele deverá se tornar "o acionista majoritário" do AIB, do qual já tinha 25% do capital, e deverá "se manter acionista minoritário" do BofI, do qual possui atualmente 16%.

O governo vai ainda recapitalizar duas instituições de crédito mutualistas, de porte bem menor, o Irish Nationwide e o EBS, o que levará a sua nacionalização de fato, acrescentou Lenihan.

O ministro ressaltou que essas decisões serão submetidas à Comissão Europeia, que deverá cuidar para que elas respeitem o direito comunitário sobre as ajudas do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet