Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Economia

IBGE: produção industrial caiu 19,8% em apenas 3 meses

Os números da indústria em 2008 mostraram uma mudança radical de cenário no quarto trimestre, destacou a economista Isabella Nunes, da coordenação de indústria do IBGE. Segundo ela, além da forte deterioração na confiança que abalou o consumo interno, houve também uma redução brusca da demanda internacional por matérias-primas (commodities).


Em apenas três meses, de outubro a dezembro, a indústria brasileira registrou queda de 19,8% da produção, a redução mais forte ocorrida em tão curto espaço de tempo desde o início da pesquisa, em 1991.

A produção de veículos automotores no País, principal impacto positivo para a produção industrial até setembro de 2008, ficou também com o ônus de ter o maior impacto de queda na produção em dezembro, em todas as bases de comparação. Ante novembro, houve queda 39,7% na produção desse setor e, ante dezembro de 2007, queda de 49,5%. Isabella Nunes destacou que esse segmento foi muito afetado pela restrição de crédito que ocorreu no Brasil a partir de outubro.

Outros segmentos que apresentaram recuos importantes em dezembro foram material eletrônico e de comunicações (-48,8% ante novembro e -60,3% ante dezembro de 2007, puxada especialmente por celulares) e máquinas e equipamentos (-19,2% ante novembro e -21,9% ante dezembro de 2007, incluindo eletrodomésticos de linha branca e bens de capital).

Segundo Isabella, todos esses segmentos registraram paralisações e férias coletivas no mês de dezembro. Apesar do recuo mais acentuado, o impacto de material eletrônico na pesquisa é menor do que veículos automotores porque, no caso deste último, o peso é maior na produção total da indústria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet