Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

Qualidade do ensino é meta para o ano letivo na rede municipal cuiabana

O primeiro dia do ano letivo na rede municipal de ensino de Cuiabá foi marcado por atividades de acolhimento e integração entre pais, alunos e comunidade escolas nas 97 escolas e 46 creches do município. 


Uma peça de teatro, que abordou a importância social da Educação, foi a maneira que a escola municipal Henrique da Silva Prado, no bairro Areão, recebeu a comunidade escolar no início do ano letivo.

Na escola Pedrosa de Morais e Silva, no bairro Novo Paraíso, após a distribuição das turmas e apresentação dos professores aos alunos e pais, os estudantes participaram de diversas dinâmicas de integração. A unidade também realiza nesta semana uma reunião com a comunidade escolar.

De acordo com a diretora de políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Julieta Ribeiro Domingues, o diferencial nos últimos dois anos na rede de ensino da capital é o fato de trabalharem com metas para melhoria da qualidade do ensino ofertado.

“Temos um pacto de comprometimento pelos alunos e esperamos uma resposta positiva nos indicadores de desempenho, como o Provinha Brasil e o Ideb, pois os professores passam constantemente por qualificação profissional e há também uma política salarial de valorização desses profissionais”.

A diretora explicou também que, antes do início do ano letivo, os professores passaram duas semanas se preparando para acolher os alunos, planejando as ações e a proposta pedagógica da escola. “Todo esse trabalho é para que nossas crianças se sintam bem vindas na rede, finalizou”.

Essa também é a expectativa da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado. “Estamos conseguindo melhorar a cada ano a nossa produtividade. E o mais importante é que essa produtividade está associada à qualidade do ensino de ofertamos aos nossos alunos”, pondera a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Julietha Aparecida Miranda Riva.Para avançar nesse propósito, a escola desenvolverá diversas ações, como a o trabalho de incentivo à leitura nas séries iniciais, adoção de livros paradidáticos, além da implementação de uma biblioteca.

A coordenadora explica que também serão trabalhados temas como a lei Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade no Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, do ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, civismo, ética e cidadania.
A rede municipal de ensino de Cuiabá atende hoje 53 mil alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet